Entrada do Bankinter em Portugal é início da consolidação da banca - Vieira Monteiro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 04 nov (Lusa) - O presidente executivo do Santander Totta afirmou que a entrada de um outro banco espanhol no mercado português, o Bankinter, "é o início de uma consolidação" do sistema bancário nacional.

António Vieira Monteiro, que falava aos jornalistas na apresentação dos resultados do terceiro trimestre do banco, disse que "o sistema bancário português vai passar por uma reestruturação e a vinda do Bankinter para Portugal é o início disso".

No entanto, o presidente do Santander Totta sublinhou não recear a concorrência do Bankinter porque, segundo sabe, o banco espanhol que comprou a carteira do Barclays vai apostar nos clientes 'premium' e nas grandes empresas.

O Bankinter anunciou no início de setembro ter chegado a acordo para comprar os ativos do Barclays em Portugal por 100 milhões de euros.

O Santander Totta anunciou hoje que aumentou os lucros em 48,7% para os 176,7 milhões de euros no terceiro trimestre, em comparação com igual período do ano passado.

A margem financeira cresceu 3,3%, passando dos 404 milhões de euros no terceiro trimestre do ano passado para 417,5 milhões este ano.

AJG/DN // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.