Juízes decidem acabar com o segredo de justiça da "Operação Marquês" e defesa pede a libertação imediata de Sócrates. 

Juízes decidem acabar com o segredo de justiça da "Operação Marquês" e defesa pede a libertação imediata de Sócrates. 
| Política
Porto Canal (CYO)

Os juízes desembargadores Rui Rangel e Francisco Caramelo decidiram acabar com o segredo de justiça na “Operação Marquês” e todos os arguidos do processo vão ter acesso aos autos da investigação. Na sequência dessa decisão, a defesa de Sócrates anunciou esta sexta-feira que ia pedir a libertação imediata do ex-primeiro-ministro.

Na sequência da decisão do Tribunal da Relação de Lisboa de acabar com o segredo de justiça do processo “Operação Marquês”, José Sócrates e os outros oito arguidos irão ter acesso a todos os indícios recolhidos pelo Ministério Público. O procurador Rosário Teixeira e o juiz Carlos Alexandre foram criticados pela forma como geriram o segredo de justiça, porque, segundo o acórdão, nenhum arguido pode ser “vítima de truques” que o impeçam de aceder às provas que existem contra si.

Os advogados de José Sócrates, perante esta decisão, anunciaram que iriam pedir a libertação imediata do ex-primeiro-ministro, que se encontra em prisão domiciliária desde 5 de Setembro depois de ter estado 288 dias no estabelecimento prisional de Évora. No entanto, o arguido só irá ter acesso aos autos da investigação depois das eleições legislativas.

João Araújo, advogado de Sócrates, classificou como uma “vitória” para a defesa a decisão do Tribunal da Relação de Lisboa, ao mesmo tempo que é “uma derrota absoluta para a investigação”.

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

Costa considera que "ocasião fez a decisão" de interromper anterior legislatura

O ex-primeiro-ministro António Costa considera que a “ocasião fez a decisão” de o Presidente da República pôr termo “prematuramente” à anterior legislatura e que a direita andava frenética em busca de pretexto para a dissolução do parlamento.

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.