Aviões australianos realizam primeiros bombardeamentos aéreos na Síria

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Sydney, Austrália, 16 set (Lusa) -- Os aviões australianos que apoiam a coligação internacional na sua luta contra o grupo estado islâmico realizaram os primeiros bombardeamentos aéreos na Síria, indicou hoje o ministro da Defesa, Kevin Andrews.

Na Síria realizaram-se três bombardeamentos aéreos com a participação da Austrália contra um local de recolha de petróleo, uma unidade tática do estado islâmico e um veículo armado de transporte de tropas, segundo um comunicado do Comando Central das forças militares norte-americanas, citado pela emissora ABC.

Segundo a mesma fonte, foram também realizados outros 15 bombardeamentos no Iraque.

Em conferência de imprensa, Andrews explicou que "há dois dias, o grupo de trabalho aéreo completou o seu primeiro bombardeamento contra o daesh [estado islâmico] no este da Síria, destruindo um veículo armado de transporte de tropas".

O Governo australiano respondeu, na semana passada, ao pedido dos Estados Unidos, para estender à Síria as missões de combate que, até agora, estavam limitadas ao Iraque, país onde também se realizam operações de apoio às forças iraquianas.

Como parte da sua contribuição para a coligação internacional que luta contra o estado islâmico no Médio Oriente, a Austrália, que recusa enviar combatentes para o terreno, destacou aviões Super Hornet, Wedgetail e KC-30A, e enviou 900 soldados para a operação OKRA.

ISG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.