Nova lei anti-imigrantes húngara "pode conduzir ao caos"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Budapeste, 08 set (Lusa) -- A nova lei anti-imigrantes aprovada na sexta-feira pela Hungria e que deve entrar em vigor em breve poderá "conduzir ao caos", advertiu hoje o organismo da ONU para os refugiados, apelando a uma "melhor coordenação entre todos os intervenientes".

"É importante que a aplicação desta legislação seja bem pensada (...) Caso contrário, poderá conduzir ao caos na fronteira após 15 de setembro", a data prevista para a sua entrada em vigor, preveniu Vincent Cochetel, responsável para a Europa do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Cochetel assinalou a necessidade de uma "melhor coordenação entre todos os intervenientes, a polícia, os serviços de imigração, as autoridades locais e as agências humanitárias na fronteira".

A lei, votada sexta-feira pelo parlamento húngaro sob proposta do primeiro-ministro Viktor Orban, reforça as possibilidades de envio do exército para as fronteiras e torna a imigração ilegal passível de uma pena até três anos de prisão.

A fronteira entre a Hungria e a Sérvia tornou-se nos últimos meses num dos principais pontos de passagem e continua a ser utilizada por milhares de migrantes e refugiados, na maioria sírios em fuga da guerra que pretendem entrar na União Europeia (UE).

Mais de 160 mil migrantes atravessaram ilegalmente a fronteira húngara desde o início de 2015, incluindo 2.706 apenas na segunda-feira, referiu Budapeste.

Segundo Cochetel, cerca de 42 mil pessoas poderão chegar nos próximos dez dias à Hungria a partir da Grécia, Macedónia e Sérvia.

Para enfrentar este afluxo, a Hungria decidiu erguer uma barreira provisória com arame farpado ao longo dos 175 quilómetros da sua fronteira com a Sérvia, completada por um muro de quatro metros de altura que deverá estar concluído no final de outubro.

Na terça-feira, e numa visita noturna à fronteira, Orban considerou que "os trabalhos em curso deste muro devem ser acelerados".

PCR // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.