Caça-bombardeiro norte-americano despenhou-se no mar ao largo da costa do Japão

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 28 mai (Lusa) -- Um caça-bombardeiro F-15 das Forças Armadas dos Estados Unidos despenhou-se hoje no mar, em frente à costa de Okinawa, no sul do Japão, mas o piloto conseguiu saltar a tempo, revelou a agência Kyodo.

De acordo com as informações facultadas pelo Governo japonês, o aparelho partiu da base norte-americana de Kadena, na ilha de Okinawa, caindo no mar a cerca de 100 quilómetros da costa por volta das 08:45 locais (00:45 em Lisboa).

As causas do acidente são, de momento, desconhecidas.

O ministro porta-voz do Japão, Yoshihide Suga, indicou que não foram registadas vítimas na sequência deste acidente e que, segundo as suas informações, "o avião se encontrava numa zona de exercícios", pelo que a queda do F-15 não representou qualquer perigo para a população.

O acidente mais recente do tipo ocorreu em julho do ano passado, quando um F-16 das Forças Armadas norte-americanas se despenhou no Oceano Pacífico, junto à costa da localidade de Nemuro, na ilha de Hokkaido (norte), no qual o piloto também conseguiu saltar a tempo e ser resgatado.

Desde o fim da II Guerra Mundial, os Estados Unidos mantêm em território japonês bases militares com cerca de 48.000 soldados, dos quais metade se encontra na ilha de Okinawa, a sul do arquipélago.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.