Rui Moreira mostra indignação sobre decisão da concessão da STCP e Metro do Porto

| Política
Porto Canal (CYM)

"Frontalmente contra" é a posição do presidente da Câmara Municipal do Porto. A concessão da STCP e da Metro do Porto por ajuste directo é vista por autarcas, trabalhadores e cidadãos portuenses como um erro.

As palavras de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, não se fizeram esperar face à decisão do Governo em atribuir a concessão da STCP e da Metro do Porto por ajuste directo.

Em conferência de imprensa, o autarca mostrou o seu total desagrado no que a esta decisão diz respeito.

"Os processos de subconcessão da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) e do Metro foram mal lançados e foram mal conduzidos. À luz do que agora foi divulgado, e se nada for feito, serão ainda pior conduzidos", afirmou Rui Moreira.

A decisão é, no entanto, totalmente legítima e os autarcas não podem travar o processo pois não têm poder para tal. Contudo, mostram-se preocupados, por tal decisão ter sido tomada sem ser num bom caderno de encargos, e indignados por "não estarem a ser defendidos os interesses dos utentes e do município".

Rui Moreira lamenta que ele e os outros autarcas não tenham sido ouvidos pelo Governo e garante que a Câmara do Porto não irá concorrer ao ajuste directo.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.