DECO denuncia "estranha harmonização" de preços nas botijas de gás

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 mai (Lusa) -- A DECO denunciou hoje a existência de uma "estranha harmonização" de preços de botijas de gás, apontando que em muitas cidades a diferença entre as mais caras e as mais baratas é inferior a um euro.

Os técnicos da revista Proteste analisaram os preços do gás de botija em 18 capitais de distrito e no Funchal, concluindo que em cerca de metade das cidades a diferença entre os preços mínimos e máximos é inferior a 1 euro.

Esta diferença, diz a associação de defesa dos consumidores DECO em comunicado, "deixa perceber uma estranha harmonização de preços a nível regional".

Os técnicos compararam também o custo do gás natural e do gás butano na mesma unidade de energia (kWh) e concluíram que, na última década, o gás butano tem sido mais penalizado.

"Em 2012, custava quase o dobro do gás natural. Os consumidores de gás butano são, assim, duplamente prejudicados", conclui a associação.

"Considerados os custos de comercialização, o IVA, o ISP e a matéria-prima na refinaria, em Portugal há uma parcela de 4,52 euros por botija que requer explicação", alerta a DECO, que comparou ainda a diferença do preço da botija de gás butano pago em Portugal e em Espanha.

A DECO apela a mudanças que permitam resolver as desigualdades quanto ao preço e quanto ao acesso ao gás de botija e defende a necessidade de o Ministério da Economia agrupar numa única entidade as competências de supervisão técnica e económica que, atualmente, se encontram dispersas entre a Direção Geral de Energia e Geologia e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres.

Uma aproximação da legislação do gás de botija à dos serviços públicos essenciais, como a água, a eletricidade e o gás natural, é também "urgente", segundo a associação, que considera que só assim é possível garantir o cumprimento dos princípios de acessibilidade, qualidade, equidade e proteção dos interesses.

A DECO defende ainda uma baixa do IVA para os 6% do gás e de todos os outros serviços, defendendo que"não é justo cobrar [uma taxa de] 23% em bens tão fundamentais para os portugueses".

VP // PDF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.