Pedida condenação para um suspeito de tentar matar testemunha no caso "Noite Branca"

| Norte
Porto Canal

O Ministério Público (MP) pediu hoje, no Tribunal de Chaves, a condenação de um dos quatro homens acusados de raptar, roubar e tentar matar uma testemunha do caso "Noite Branca", um comerciante de automóveis de Gondomar.

Os arguidos, de 24, 30, 41 e 42 anos (residentes no Porto e Gondomar, que não prestaram declarações ao coletivo de juízes), sequestram em Espanha uma testemunha do caso "Noite Branca", José Pires, de 42 anos, conhecida por "Pirinhos", e abandonaram-na num descampado com ferimentos graves, na vila de Vidago, em Chaves, a 25 de novembro de 2009, acusa o MP.

Além disso, incendiaram a sua viatura, depois de terem retirado seis mil euros à vítima. José Pires foi colocado numa "cova natural", onde foi encontrado "por acaso" em estado de hipotermia e "fortemente" debilitado.

Na leitura das alegações finais, o procurador do MP referiu ser "indubitável" que o responsável pelos crimes foi o arguido Hélder Bianchi, detido no estabelecimento prisional de Paços de Ferreira, no âmbito de outro processo, e conotado ao 'gangue de Valbom', associado a crimes diversos no Grande Porto.

O procurador do MP frisou que provas como escutas telefónicas, sistemas de imagens e radares nas autoestradas foram "mais do que suficientes" para provar que o crime foi executado pelo arguido e outros indivíduos que não foi possível identificar.

A absolvição de os outros três arguidos não o "repugna" porque não existem indícios "suficientemente fortes" da sua participação no crime, disse.

A advogada de José Pires, Marisa Oliveira, pediu a condenação de três dos quatro arguidos por a vítima os conseguir identificar "sem qualquer dúvida". Na sua opinião, Hélder Bianchi não cometeu o crime sozinho, teve a ajuda de terceiros, mas foi aquele que deixou mais pistas.

A advogada realçou que não é pelo facto de "Pirinhos" ter cumprido pena por tráfico de droga que o seu depoimento não deve ser tido como "credível".

O advogado de Hélder Bianchi considerou que o arguido foi vítima de uma "montagem e ajuste de contas" e manifestou-se convicto de que será absolvido porque "não existem provas" que o liguem a este caso.

"Iria ficar muito surpreso se fosse de outra forma", afirmou Paulo Magalhães Dias.

E, acrescentou o defensor, "o MP presumiu que o arguido tinha praticado alguns factos com base em indícios que constam em inquérito, mas a prova demonstra a inexistência de factualidade".

Os advogados dos outros dois arguidos pedem a sua absolvição por "falta de provas" e "incongruências" no depoimento da vítima.

A leitura do acórdão ficou agendada para dia 24 de junho, às 14:00.

O processo "Noite Branca" esteve relacionado com uma série de acontecimentos violentos no Porto em 2007, dos quais resultaram mortes.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.