Presidente do Eurogrupo admite que Portugal pode vir a ter mais tempo se necessário

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 mai (Lusa) -- O presidente do Eurogrupo afirmou hoje que Portugal poderá vir a ter mais tempo para cumprir as metas acordadas caso venha a ser necessário, acrescentando que para já não foi apresentado nenhum pedido pelas autoridades portuguesas nesse sentido.

"É muito importante que agora estejamos a trabalhar construtivamente em todo o ajustamento estrutural que é necessário, não só em Portugal, mas em toda a zona euro (...) Se, com bases nesses esforços (...), mais tempo for necessário, por causa da situação económica, então mais tempo poderá ser considerado nessa altura", disse Jeroen Dijsselbloem.

"Agora é tempo de continuar com o programa [de ajustamento] e cumprir os objetivos estruturais acordados", reiterou o presidente do Eurogrupo, em conferência de imprensa conjunta com o ministro português das Finanças, Vítor Gaspar, em Lisboa.

Também Vítor Gaspar disse que "não pode excluir-se uma maior flexibilidade" das metas definidas para Portugal "se as circunstancias o tornarem necessário".

"Os resultados que alcançámos são baseados no nosso forte historial. Sem isso, não seria possível. Não podemos excluir que uma maior flexibilidade possa ser usada no futuro (...) se as circunstâncias o tornarem necessário", afirmou Vítor Gaspar.

ND // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Parlamento discute propostas de alteração ao IRS

O parlamento discute esta quarta-feira a proposta do Governo que altera as taxas do IRS com todos os partidos a apresentarem alternativas, sendo incerto o desfecho das votações, tendo em conta o equilíbrio de forças na Assembleia da República.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.