Administrador dos estaleiros garante que construção naval continuará em Viana

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 27 mai (Lusa) - O administrador dos Estaleiros Viana do Castelo (ENVC), Jorge Camões, afirmou hoje que a atividade de construção naval será mantida pelo concurso para a subconcessão dos terrenos, mas não dá garantias sobre manutenção de postos de trabalho.

A posição foi assumida hoje, precisamente na altura em que os 620 trabalhadores da empresa estão a retomar a laboração após quase dois anos de paragem, com a chegada das primeiras 1.500 toneladas de aço para a construção de dois navios asfalteiros para a Venezuela.

"Nós não falamos em postos de trabalho porque depende do subconcessionário. O que digo é que 70% dos nossos trabalhadores atuais são mantidos nestes navios [asfalteiros] durante esta atividade", explicou Jorge Camões, durante a chegada da matéria-prima à empresa, esta manhã.

Perante a insistência dos jornalistas, afirmou que "ninguém pode garantir" a manutenção de postos de trabalho atuais no processo de subconcessão, apesar de até perspetivar a subcontratação de trabalhadores em determinadas especialidades, especificamente para a construção para a Venezuela, que agora se inicia e que vai prolongar-se até final de 2015.

Depois de encerrado o processo de reprivatização dos ENVC, devido à investigação de Bruxelas às ajudas públicas concedidas à empresa, o Governo português anunciou em abril a sua liquidação e, em paralelo, o lançamento de um concurso internacional para a subconcessão dos terrenos e infraestruturas atuais.

Questionado, Jorge Camões garantiu que é intenção do Governo manter a construção naval em Viana do Castelo.

"Não será por exemplo uma fábrica de cimentos ou para fazer tijolos. Vai ser prevista essa atividade [construção naval]", assumiu o presidente do conselho de administração dos ENVC.

"A ideia é que o subconcessionário mantenha e amplifique esta atividade", sublinhou.

Os dois navios asfalteiros encomendados aos ENVC deverão ser entregues à Venezuela em 2015, confirmou a empresa. A entrega está agora prevista, respetivamente, para dentro de 26 e 32 meses.

O contrato foi rubricado em 2010 com a empresa de Petróleos da Venezuela (PDVSA), por 128 milhões de euros, mas a construção nunca chegou a arrancar devido às dificuldades financeiras e de contratação pública sentidas pelos ENVC, tendo sido alvo de sucessivas renegociações.

O aço que hoje chegou à empresa custou 890 mil euros e representa apenas 15% da matéria-prima necessária à construção dos dois navios, de 188 metros e que se destinam a transportar asfalto a cerca de 200 graus centígrados.

Trata-se do primeiro lote do aço necessária para que, até 30 de junho, o contrato com a PDVSA esteja em cumprimento.

"É um momento muito importante para os estaleiros e para a manutenção da atividade de construção e reparação naval em Viana do Castelo", afirmou Jorge Camões.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.