FMI reafirma empenho em colaborar com autoridades gregas

| Economia
Porto Canal / Agências
Washington, 28 jun (Lusa) - A diretora-geral do FMI exprimiu hoje o seu "desapontamento" com os resultados "inconclusivos" das discussões recentes entre a Grécia e os seus credores, reafirmando, no entanto, o empenho em continuar a colaborar com as autoridades gregas.

Christine Lagarde salienta, num comunicado, que "os próximos dias serão claramente importantes" e congratula-se com as declarações do Eurogrupo e do Banco Central Europeu (BCE) no sentido de recorrerem a "todos os instrumentos disponíveis para preservar a integridade e estabilidade" da zona euro.

"Estas declarações confirmam que a zona euro tem hoje uma posição sólida para responder aos desenvolvimentos de forma atempada e efetivo, como é necessário", acrescenta, no mesmo documento.

Sublinha ainda que é necessária uma abordagem "equilibrada" para restaurar a estabilidade económica e o crescimento na Grécia, "com medidas estruturais e orçamentais adequadas, apoiadas por financiamento adequado e medidas de sustentabilidade da dívida", estando o Fundo Monetário Internacional "preparado para prosseguir essa abordagem com a Grécia e os parceiros europeus".

A diretora-geral do Fundo adianta que o FMI vai continuar a acompanhar "cuidadosamente" a evolução da Grécia "e outros países próximos e está preparado para fornecer a assistência necessária".

RCR // CC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Combustíveis ficam mais caros. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Os preços dos combustíveis vão voltar a subir a partir da próxima segunda-feira.

Confira a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Já são conhecidos os números que compõem a combinação vencedora do sorteio desta sexta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.