Alexis Tsipras confirma encerramento temporário dos bancos gregos

| Economia
Porto Canal / Agências
Atenas, 28 jun (Lusa) - O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, confirmou hoje o encerramento temporário dos bancos gregos na segunda-feira, assegurando que estão garantidas as poupanças, salários e pensões dos cidadãos.

A Grécia termina na terça-feira o seu programa de resgate e o Eurogrupo recusou alargar o prazo até ser conhecido o resultado do referendo aprovado pelos gregos e agendado para 05 de julho.

O Banco Central Europeu anunciou entretanto ter decidido manter os empréstimos de emergência aos bancos gregos nos atuais níveis, enquanto o banco nacional grego se comprometeu a adotar "todas as medidas necessárias para garantir a segurança financeira".

O Fundo Monetário Internacional reafirmou também o empenho em continuar a colaborar com as autoridades gregas, embora exprimindo "desapontamento" com os resultados "inconclusivos" das negociações entre Atenas e os credores internacionais.

RCR // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Combustíveis ficam mais caros. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Os preços dos combustíveis vão voltar a subir a partir da próxima segunda-feira.

Confira a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Já são conhecidos os números que compõem a combinação vencedora do sorteio desta sexta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.