Cinco concelhos sob risco "muito elevado" de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 mai (Lusa) -- Cinco concelhos dos distritos da Guarda, Viseu, Castelo Branco e Santarém estão hoje sob risco "muito elevado" de incêndio, apesar da previsão de chuviscos em alguns locais, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em "risco muito elevado" de incêndio estão os concelhos de Vila de Rei (Castelo Branco), Sabugal (Guarda), Moimenta da Beira (Viseu), Mação e Sardoal (Santarém), adianta o IPMA na sua página na Internet.

O IPMA informa também que há vários concelhos dos distritos do Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal, Leiria e Faro em risco "elevado" de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores, observados às 13:00, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se temporariamente muito nublado por nuvens baixas até início da manhã nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco em alguns locais.

A partir do final da tarde, o céu tornar-se-á muito nublado no litoral a norte do Cabo Carvoeiro, com ocorrência de períodos de chuva fraca no Minho e Douro Litoral para o final do dia.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado no litoral a sul do cabo Mondego e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida de temperatura nas regiões do interior.

No sul, prevê-se céu pouco nublado, apresentando períodos de muita nebulosidade por nuvens baixas até ao início da manhã no litoral oeste, vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado no litoral e sendo temporariamente de sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde e pequena descida de temperatura nas regiões do interior.

Para os arquipélagos dos Açores e da Madeira, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado e vento moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo prevê-se uma máxima de 19 graus Celsius, em Faro e Santa Cruz das Flores 20, no Porto 16, Évora e Beja 22 e no Funchal 21.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.