Milhares de professores com a carreira congelada

Milhares de professores com a carreira congelada
| País
Porto Canal (RYG)

Cerca de 7500 professores estão sem contrato colectivo de trabalho e podem ver as horas de aulas dadas aumentadas. As negociações falhadas estão a gerar guerra de palavras entre os principais sindicatos.

Milhares de professores do ensino privado, no qual os contratos colectivos caducaram em Maio, estão para já incapacitados de subir nas carreiras e sujeitos de ver aumentado o limite de horas de aulas por semana para até 33 horas, em vez das 22 horas actuais. As negociações falhadas para um novo contrato colectivo entre a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Associação de Estabelecimentos de Ensino Superior (AEEP) estão a gerar uma guerra de palavras entre os sindicatos.


Em declarações ao Diário de Notícias, Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, afirma que “muita água ainda correrá” até que os professores fiquem sem protecção do acordo colectivo passando a ver as actividades reguladas pelo Código do Trabalho. No entanto, a AEEP desmente esta versão dizendo que o ano passado cerca de 17 500 professores associados ou que entretanto aderiram ao acordo ficaram “protegidos”.

+ notícias: País

Rui Moreira: "Não tenho nenhum otimismo relativamente ao aeroporto de Lisboa"

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, manifestou-se esta quarta-feira "nada otimista" acerca da construção do novo aeroporto de Lisboa, considerando que o Campo de Tiro de Alcochete não é a melhor localização para a infraestrutura.

Portugal compra dois aviões para evitar fogos como os de 2017 com apoio de Bruxelas

A Comissão Europeia espera que os dois aviões de combate a incêndios que Portugal vai hoje formalmente adquirir, por 100 milhões de euros em verbas comunitárias, permita reforçar a frota e evitar fogos florestais como os de 2017.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".