Secretário-geral da ONU preocupado com implicação de Hezbollah na Síria e risco para o Líbano

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nações Unidas, 27 mai (Lusa) -- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, manifestou, este domingo, a sua preocupação relativamente à implicação do movimento radical libanês Hezbollah na guerra da Síria e a uma eventual extensão do conflito ao Líbano.

Ban Ki-moon está "profundamente preocupado" com um maior envolvimento na luta da Síria reconhecido pelo movimento, e com o risco de propagação do conflito ao Líbano, palco de crescente tensão na última semana, informou o porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas.

Em comunicado, o responsável recordou que Ban Ki-moon se opôs repetidamente ao envio de armas e de combatentes de fora da Síria para qualquer das fações envolvidas, apelando ao respeito da integridade territorial síria por todos os países da região.

Numa altura em que se aceleram preparativos para a conferência internacional de Genebra sobre o conflito na Síria, promovida pelos EUA e pela Rússia, o secretário-geral da ONU instou todos os países, organizações e grupos a pararem de apoiar a violência na Síria, usando a sua influência para tentar pôr fim à "tragédia" que se vive no país.

Ban Ki-moon expressou também a sua inquietude relativamente ao grau de violência dos confrontos da semana passada, sobretudo na cidade de Qussair, no centro da Síria, instando as partes a cumprirem as suas obrigações ao abrigo do direito internacional.

O Líbano é oficialmente neutral em relação ao conflito na Síria. O Hezbollah apoia o regime sírio, mas a generalidade dos partidos da oposição libanesa apoia a oposição a al-Assad.

DM (MDR) // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial