FC Porto contrata o avançado Alberto Bueno por cinco épocas

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt (PYR)

Alberto Bueno, avançado espanhol de 27 anos, é reforço do FC Porto até 2020 e tem uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros.

O jogador, que representou nos últimos dois anos o Rayo Vallecano, apontou 17 golos na última edição da Liga do país vizinho (foi o sétimo melhor marcador e segundo entre os espanhóis), e chega por isso ao Estádio do Dragão “numa fase muito boa da carreira”. Para além do Rayo, Bueno já representou Real Madrid, Valladolid e os ingleses do Derby County, sendo ainda internacional espanhol por todas as categorias até aos Sub-21. Regressar a um grande clube da Europa e triunfar é por isso “um grande desafio”.

“Estou numa fase muito boa da carreira, vou poder aprender com quem me vai rodear e tenho muita vontade e ambição de fazer o meu trabalho ao serviço de um grande clube. Não sei como vai ser a próxima temporada, mas quero fazer as coisas bem e melhorar os meus números e o meu jogo, que não passa apenas por fazer golos”, afirmou o avançado ao www.fcporto.pt e Porto Canal.

No Porto, Alberto Bueno reencontra o treinador Julen Lopetegui, que o orientou no Real Madrid Castilla, filial do clube da capital espanhola, na época 2008/09. Foi precisamente nessa temporada que o dianteiro efectuou alguns jogos pela formação principal, na Liga Espanhola, Taça do Rei e Liga dos Campeões. “Tive a honra de trabalhar com ele durante um ano. A nível individual aprendi muito e, quando ele me transmitiu o desejo de que viesse para este grande clube, não pensei duas vezes. Agrada-me voltar a trabalhar com ele e estou ansioso para começar a temporada, porque tenho muitos objectivos para cumprir aqui”, revelou

O madrileno já recolheu informações sobre os azuis e brancos e, mesmo antes de se iniciarem as conversações para a sua contratação, o espanhol já via o FC Porto como um “clube muito bem estruturado”, com relevo a “nível europeu” e que tem “dominado o Campeonato nacional nas últimas décadas”. "Amigos e familiares disseram-me maravilhas da cidade, que a pouco a pouco irei conhecendo. Tive a possibilidade de partilhar o balneário com o Abdoulaye e o Licá, que me transmitiram que o FC Porto tem uma grande massa adepta e é um clube de grande exigência, preparado para conseguir títulos. Vou dar um salto de qualidade importante neste momento da minha carreira”, assumiu.

O espanhol recordou a vitória caseira dos Dragões sobre o Bayern Munique, que acompanhou pela televisão, e confessou que o ambiente no estádio o deixou “com pele de galinha”. A participação na Champions é um dos grandes desafios em 2015/16, mas, acima de tudo, Bueno diz-se “à disposição do treinador e companheiros” para o que for necessário, sem esconder que prefere jogar “por trás de um jogador referência”, como segundo avançado. Porém, o principal objectivo é conseguir que “o colectivo se reforce” com as suas qualidades e “fazer as pessoas felizes”. Afinal de contas, o futebol “serve para isso”.

+ notícias: FC Porto

FC Porto bateu o SL Benfica (65-47) e reduziu a desvantagem na final da Liga de Basquetebol

Ciente da responsabilidade que é envergar o brasão abençoado no Dragão Arena, a equipa de basquetebol do FC Porto recebeu e venceu o Benfica por 65-47 e recuperou parte do atraso trazido da capital fruto das duas derrotas no Pavilhão da Luz. De volta à Invicta sem margem de erro, e menos de 72 horas depois do segundo jogo em Lisboa, os portistas apresentaram-se revigorados e tiveram no duplo-duplo de Miguel Queiroz (16 pontos e 10 ressaltos) um dos catalisadores da primeira vitória na final do campeonato.

Treinador da natação do FC Porto prolonga contrato por mais dois anos

José Manuel Borges continuará como timoneiro da natação azul e branca até 2024. Chegado ao comando técnico do FC Porto em 2018 - depois de orientar atletas nas Olimpíadas de Atlanta (1996), Atenas (2004) e Londres (2012) -, o antigo nadador já havia representado o clube entre 1972 e 1980, período em que se sagrou campeão e recordista nacional. Acabado de prolongar vínculo por mais duas temporadas com o emblema de que é adepto e sócio, José Manuel Borges revelou o “orgulho” que sente por poder orientar “o clube em Portugal que disponibiliza melhores condições de preparação aos atletas”. “É um privilégio poder continuar este trabalho com o objetivo de continuar a evoluir e podermos ter mais atletas em competições de outro nível, nomeadamente nos Jogos Olímpicos”, declarou o treinador da natação portista.

Jorge Nuno Pinto da Costa: "As vitórias do FC Porto, de há uns anos para cá, têm sempre um bocadinho do IBB"

O Internationales Bakhaus Bodensee AG é uma entidade bancária alemã que foi essencial para o FC Porto numa altura difícil em que os bancos nacionais fecharam as portas ao clube. Aquando da entrega dos Dragões de Ouro 2021, em novembro do ano passado, o galardão para Parceiro do Ano foi entregue em mãos a Cristiano Faria, representante do IBB AG em Portugal. Nesta quarta-feira, na Tribuna Presidencial do Estádio do Dragão, Jorge Nuno Pinto da Costa repetiu o ato na presença de Heike Kemmner, que a administradora do banco germânico considerou “uma grande honra”. O presidente mais titulado do mundo, por sua vez, sublinhou que, “quando estamos de parabéns, o IBB também está de parabéns”.