Milhares protestam em Varsóvia contra casamento homossexual

| Mundo
Porto Canal / Agências

Varsóvia, 26 mai (Lusa) -- Dezenas de milhares de polacos e várias dezenas de franceses opositores do casamento homossexual desfilaram hoje em Varsóvia, capital polaca, em defesa da família tradicional composta por um homem e uma mulher, avançou a AFP.

"Estamos solidários com os franceses e com a sua luta pelos valores tradicionais da família", disse à agência de notícias France Presse (AFP) um dos organizadores da marcha, Jacek Sapa.

"Franceses, não baixem os braços, estamos convosco", disse Sapa perante as dezenas de milhares de participantes no protesto, reunidos no centro histórico de Varsóvia.

Thibaud Contamine, coorganizador da manifestação pelo lado dos franceses que vivem na Polónia, afirmou que "este não é apenas um problema da França, mas sim um problema de toda a Europa, que enfraquece a verdadeira família".

Dirigindo-se ao seu presidente da República, os manifestantes franceses gritaram "Hollande, não queremos a tua lei", sendo de seguida aplaudidos pelos participantes polacos.

Esta é a oitava vez que se realizam na Polónia marchas em defesa da família, decorrendo em centenas de cidades do país, entre as quais Cracóvia, Lublin e Poznan, referiu a AFP.

A 18 de maio, a França tornou-se o 14.º país a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, depois de o presidente François Hollande ter assinado a lei que provocou meses de debate político.

O presidente francês assinou a legislação um dia depois de o Tribunal Constitucional ter rejeitado um pedido legal da oposição, o último obstáculo para aprovar o projeto de lei. A legislação também permite a adoção por casais homossexuais.

IMA (AJG) // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.