Ministro diz que foram feitos "ajustamentos contratuais" para construção de navios asfalteiros

| Norte
Porto Canal / Agências

Barreiro, 26 mai (Lusa) - O ministro da Defesa, Aguiar-Branco, afirmou hoje que foram efetuados os "ajustamentos contratuais" para a construção dos navios asfalteiros, referindo que é "exequível" o cumprimento do contrato com a Venezuela.

"O acordo foi feito, senão não estávamos a dar início à construção dos asfalteiros. Toda a lógica contratual foi analisada no encontro na Venezuela e foram feitas as alterações ajustadas para se cumprir com o contrato", disse o ministro, à margem da cerimónia do Dia da Marinha, que decorreu no Barreiro.

José Pedro Aguiar-Branco referiu que os navios asfalteiros devem ser entregues no prazo de ano e meio a dois anos.

"Creio que serão entregues no prazo de dois anos a ano e meio, mas não posso [dar uma data] dar com segurança. Quem tem responsabilidade da negociação técnica fez os ajustamentos do ponto de vista contratual, que da parte da Venezuela e do Estado português se mostrar exequível", defendeu.

"É exequível quer para a PDVSA (Petróleos da Venezuela )quer para o Estado português poder assegurar o cumprimento do contrato", concluiu.

A construção dos dois navios começa esta segunda-feira, com a chegada a Viana do Castelo, por via marítima, de 1.500 toneladas de aço, quantidade adquirida pela empresa por 890 mil euros.

"Os ENVC têm preparados os processos de aquisição dos equipamentos e materiais previstos para continuar a execução do contrato, de forma sustentada", explicou a administração dos estaleiros.

AYL (PYJ) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.