Portugal admitido como observador da Aliança do Pacífico

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 mai (Lusa) - Portugal foi admitido por unanimidade como país observador na Aliança do Pacífico, um bloco latino-americano para trocas comerciais, criado formalmente em 2012, revelou hoje fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros português.

De acordo com a mesma fonte, a candidatura tinha sido apresentada no início de 2013 pelo ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) português, Paulo Portas, após uma reunião bilateral com a MNE da Colômbia, Maria Angela Houlguin.

Portugal e França são os dois novos países da União Europeia (UE) a terem estatuto de observador na Aliança do Pacífico, depois de Espanha, que foi admitida em 2012.

Além de Portugal e França, são novos países observadores o Equador, El Salvador, as Honduras, o Paraguai e a República Dominicana.

A Aliança do Pacífico já tem como países observadores a Austrália, o Canadá, a Costa Rica, a Espanha, o Panamá, a Guatemala, a Nova Zelândia, o Japão e o Uruguai.

A decisão foi tomada na VII Cimeira da Aliança do Pacífico, que decorreu em Cali, na Colômbia, país que assume a presidência temporária do grupo.

A Aliança do Pacífico foi constituída formalmente em 2012 pelos quatro países com maior crescimento económico na América Latina, o México, a Colômbia, o Peru e o Chile.

Os quatro países têm um crescimento médio entre 3,9% e 6,3% e representam um mercado com mais de 200 milhões de pessoas.

Na cimeira de Cali, os quatro países fundadores assumiram também o compromisso de reduzirem em 90% as barreiras alfandegárias entre si.

RCS // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.