As 40 entregas de dinheiro a José Sócrates

As 40 entregas de dinheiro a José Sócrates
| País
Porto Canal (JYL)

Fernando Esteves lança livro sobre os bastidores da vida política de José Sócrates que revela detalhes sobre 40 entregas de dinheiro feitas durante um ano pelo empresário Carlos Santos Silva.

No dia 2 de Abril, Carlos Silva entregou a José Sócrates 10 mil euros, o ex-primeiro-ministro precisava de pagar à sua secretária pessoal, Maria João, saldar a conta com a agência de viagens Top Atlantic e ainda cobrir as despesas de alojamento em Paris, onde manteve uma casa. Dois dias depois, Sócrates recebeu do amigo mais 10 mil euros, que não tinha sido suficiente, adianta o livro.

Vigiadas durante mais de um ano pelo Ministério Público, estas entregas de dinheiro entre os dois arguidos da Operação Marquês, aconteciam em média cerca de três vezes por mês, sendo descritas ao pormenor no livro de Fernando Esteves, editor de Política da revista "Sábado" lançado esta quinta-feira. Fernando descreve a vida do ex-primeiro-ministro nos últimos dez anos, com base em documentos e entrevistas assim como dos seus colaboradores, mas é nos processos mediáticos e controversos que o livro concentra mais a sua atenção.

É a primeira vez que as 40 entregas feitas por Carlos Santos Silva e José Sócrates são publicadas em detalhe. Fernando, viu necessidade de verificar e explicar todos esses momentos para justificar a prisão preventiva de José Sócrates e do seu amigo empresário da Covilhã. De acordo com o livro, "Cercado",Carlos Santos Silva admitiu ao Ministério Público ter entregado 550 mil euros em dinheiro a José Sócrates.

Os movimentos de José Sócrates passaram a ser vigiados no Verão de 2013, poucas semanas depois de o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) ter aberto o processo-crime baptizado com o nome de Operação Marquês, precisamente por muitas das entregas de dinheiro se passarem em casa do ex-primeiro-ministro, perto da Praça do Marquês de Pombal, em Lisboa.

Mesmo com as entregas com regularidade de dinheiro, Sócrates estava constantemente a esgotar o plafond do seu cartão de crédito, revelam informações da investigação judicial citadas por Fernando Esteves.

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.