OCDE: Portugal deve suspender em definitivo reformas antecipadas

| Economia
Porto Canal / Agências

Paris, 14 mai (Lusa) - A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) recomenda a Portugal que suspenda em definitivo a possibilidade de os trabalhadores poderem solicitar a reforma antecipada.

A recomendação da entidade faz parte do texto intitulado "Reformar o Estado para promover crescimento", trabalho pedido pelo Executivo para acompanhar o processo de reforma do Estado e que foi hoje divulgado em Paris na presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

A recomendação da OCDE surge já depois de no ano passado o Governo ter aprovado a "suspensão imediata" das normas que permitiam a flexibilização da idade da reforma antes dos 65 anos, possibilitando aos beneficiários reformarem-se antes desta idade, mas com penalizações financeiras.

A suspensão deste regime, aprovado em Conselho de Ministros a 29 de março, e publicado a 05 de abril em Diário da República depois de promulgado pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, entrou em vigor um dia depois da sua publicação.

Apesar da aprovação da medida pelo Governo, esta só foi conhecida aquando da sua publicação em Diário da República, pois não consta do comunicado do Conselho de Ministros nem foi anunciada na conferência de imprensa que se seguiu, nesse dia, à reunião dos ministros.

No relatório divulgado hoje, a OCDE sugere ainda ao Executivo que considere "uma rápida convergência [das pensões] entre os regimes público e privado", uma recomendação que o Governo tem vindo a defender ao anunciar a sua intenção de aproximar o sistema de pensões da segurança social e da Caixa Geral de Aposentações (CGA) e que faz parte do pacote de medidas que o Governo anunciou com o objetivo de cortar 4.800 milhões de euros na despesa pública.

Ainda no âmbito das prestações sociais, a Organização recomenda alterações em matéria de atribuição de subsídio de desemprego.

Portugal deve "reformar o subsídio de desemprego para garantir uma melhor cobertura, reduzindo a dependência e promover a ativação", lê-se no documento.

SMS // VC

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.