Governo entrega primeiros rádios SIRESP dos 1.000 que reforçarão os bombeiros do país

| País
Porto Canal / Agências

Fátima, 26 mai (Lusa) - O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, entregou hoje aos Bombeiros Voluntários de Fátima os primeiros rádios SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) de cerca de mil, que irão reforçar as várias corporações do país.

"Iniciamos hoje a entrega dos rádios SIRESP, cujo reforço irá praticamente duplicar a capacidade de comunicação instalada nas corporações", o que é "muito importante do ponto de vista operacional", adiantou Miguel Macedo, durante a cerimónia do Dia do Bombeiro, revelando que o ministério irá distribuir cerca de mil rádios durante o período do verão.

Admitindo a falha do SIRESP no temporal de janeiro, que assolou parte do país, o ministro referiu que é uma "situação que tem de se rever" e que "resulta do contrato que foi assinado há vários anos". Segundo o governante, "a opção que foi feita na altura foi no sentido de fazer alguma poupança, em termos do pagamento do que está contratualmente previsto".

"Estamos a fazer uma reflexão sobre se essa poupança se justifica, porque, como ficou à vista, as consequências podem ser muito complicadas", sublinhou.

O bombeiro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cascais, Idálio Simão, foi o escolhido pelo júri como Bombeiro de Mérito 2012 por ter "protagonizado e coordenado" uma equipa de bombeiros e agentes da PSP, que evitou o suicídio de uma mulher, que se preparava para se lançar do 10.º andar de um edifício situado no Bairro do Rosário, em Cascais.

Idálio Simão, que além de bombeiro voluntário é também agente da Divisão de Cascais da PSP, evitou a queda da mulher ao ter segurado a vítima pelo pulso. Nessa operação "acabaria por cair numa piscina que se encontrava dissimulada".

Por se encontrar de férias, Idálio Simão chegou a Fátima já depois do final da cerimónia. "Este prémio é uma gratificação, um agradecimento de uma vida que damos em prol dos outros, quer numa profissão quer noutra. É também dos colegas, porque não é um prémio meu, é um prémio de todos os que estiveram no local e não só. De todos os bombeiros", referiu à agência Lusa.

O homenageado garantiu que hoje voltaria a fazer "exatamente o mesmo", apesar de ter consciência dos riscos. "Sinto-me feliz por as coisas terem corrido bem. Só quem lá esteve é que consegue ter a sensação do que se passou ali. Tive segundos para agir, se demorasse mais alguns segundos a pensar o desfecho seria outro", recordou.

Idálio Simão adiantou que se sente "realizado de igual forma" em ambas as profissões e que esta situação "Foi mais uma de muitas" que vive diariamente. "O nosso trabalho é de zelar pela vida de todos. Não me sinto herói. Sinto-me bombeiro", referiu, admitindo que ser bombeiro é "de certa forma ser herói".

No seu dia-a-dia nada mudou: "Continuo com o mesmo orgulho e vontade de zelar pelo nosso lema: vida por vida."

Já à margem da cerimónia de entrega de Prémio Bombeiro de Mérito 2012, o ministro da Administração Interna falou ainda da final da Taça de Portugal, que espera que decorra "sem problemas".

Miguel Macedo assegurou que "as duas forças de segurança - PSP e GNR - têm um dispositivo que é considerado adequado para esta específica circunstância da final da Taça de Portugal".

A final da Taça de Portugal realiza-se esta tarde no Estádio do Jamor, entre Benfica e Vitória de Guimarães.

EYC // MSF

Lusa/Fim.

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".