17 milhões de euros terão beneficiado José Sócrates

17 milhões de euros terão beneficiado José Sócrates
| País
Porto Canal (SYE)

O ministério público (MP) acredita que reuniu mais peças para construir o processo contra José Sócrates.

Os mandados de busca levaram à detenção de José Barroca, administrador do Grupo Lena. Rosário Teixeira, procurador responsável pela investigação, alega que Sócrates terá recebido ou beneficiado 17 milhões de euros com origem ilegal e com o intuito de o corromper, diz o jornal Expresso.

O MP especifica que três milhões de euros alegadamente recebidos pelo ex-primeiro ministro tiveram origem na construtora Lena, 12 milhões vieram de duas empresas controladas por Hélder Bataglia e 2 milhões vieram das contas bancarias de Jeroen van Dooren, empresário holandês.

Um fonte judicial disse ao jornal Expresso que o empresário Jeroen van Dooren terá justificado a transferência do dinheiro com a compra de um imóvel no Algarve a Joaquim Barroca, mas o MP alega que a propriedade, no valor de 4,3 milhões de euros, foi paga a uma terceira entidade, que nada tem a ver com o Grupo Lena.

“O que a carta rogatória prova é que não há qualquer relação do engenheiro Sócrates com as contas da Suíça. Nem directamente nem indirectamente, através de empresas. Não há nada que o ligue ao dinheiro. Mais do que inverosímil, a alegação do MP é impossível”, afirma o advogado Pedro Delille, que defende o ex-primeiro ministro.

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".