Regresso dos filhos a casa provoca sobre-endividamento aos pais

| Economia
Porto Canal (DYG E PYR)

Actualizado 16-04-2015 16:12

Existem cada vez mais pessoas em decadência financeira para conseguir ajudar os filhos desempregados. As alterações do agregado familiar causaram dois em cada dez casos de sobre-endividamento registados no primeiro trimestre do ano, segundo dados da DECO - Associação Portuguesa do Consumidor.

Os dados divulgados pelo Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado (GAS), entre 1 de Janeiro e 21 de Março, revelaram um crescimento de casos de penhoras decretadas por tribunais resultante de créditos em incumprimento e alterações repentinas e imprevisíveis do agregado familiar, afirmou a coordenadora Natália Nunes à agência Lusa.

“Em 2015, alteraram-se as causas que têm estado na origem das dificuldades das famílias portuguesas. Tradicionalmente é o desemprego a principal causa - ainda que em 2014 tenham sido os cortes salariais – mas este ano verificámos que o desemprego e os cortes salariais representam 30% (cada um deles). No entanto, o aumento do agregado familiar, devido ao retorno dos filhos a casa dos pais, mudou a situação”, declarou a responsável.

A coordenadora do GAS explica que o regresso dos filhos a casa dos progenitores leva a rupturas orçamentais e ao incumprimento de obrigações.

O número de pedidos de ajuda no primeiro trimestre do ano manteve-se constante face aos dados de 2013 e 2014. As circunstâncias em que são pedidas é que mudaram. 30% dos casos abertos pela GAS foram motivados pelo desemprego, 10% devido a alterações do agregado familiar, 12% graças a penhoras, 8% devido a divórcio/separação, 7% por doença e 3% por causa de fiadores.

+ notícias: Economia

Boas notícias para o crédito à habitação. Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta terça-feira, a Euribor a três meses, que recuou para 3,882%, permanece acima da taxa a seis meses (3,844%) e da taxa a 12 meses (3,718%).

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.