Rio Douro é a primeira opção para o transporte do minério de ferro de Moncorvo

Rio Douro é a primeira opção para o transporte do minério de ferro de Moncorvo
| Norte
Porto Canal / Agências

Responsáveis pela MTI - Ferro de Moncorvo, SA, anunciaram hoje que o transporte por via fluvial, no Douro, do minério de ferro que sair da serra do Reboredo é uma opção viável, que está ser "seriamente equacionada".

"Temos já em fase de anteprojeto a construção de navios de transporte de minério de ferro adequados a navegar no rio Douro, já que no mercado não foi possível encontrar embarcações com características de calado adaptadas ao curso de água", disse à agência Lusa o presidente da MTI, Vítor Correia.

Os estudos para o desenvolvimento dos navios já foram efetuados e as embarcações poderão mesmo ser construídas em estaleiros nacionais.

"Se tudo correr como desejarmos, fará todo o sentido que as embarcações sejam constituídas em estaleiros portugueses, para que os impactos económicos não sejam repercutidos só nesta região, mas também ao nível nacional", afiançou Vítor Correia.

A MTI está considerar duas opções em simultâneo e que passam pelo transporte fluvial e também pela construção de um mineroduto.

"A opção do transporte fluvial terá de ser seriamente ponderada já que aquela que mais rápido de poderá colocar a trabalhar. O mineroduto é sempre uma opção mais demorada", frisou o responsável da MTI.

No entanto, ficou a garantia de que o projeto se vai prolongar por várias dezenas de anos, pelo que não faria sentido iniciar no imediato a construção do mineroduto.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.