Trabalhadores da Groundforce em greve na quinta-feira

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 ago (Lusa) -- Os trabalhadores da empresa de 'handling' (serviços em terra de apoio ao transporte aéreo) Groundforce estarão em greve na quinta-feira, 15 de agosto, anunciou hoje o Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA).

De acordo com um comunicado hoje divulgado, o SITAVA "apresentou no passado dia 17 de julho um pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário e aos feriados, para os trabalhadores da SPdH, mais conhecida como Groundforce".

Os trabalhadores da Groundforce "reivindicam apenas respeito pela sua saúde e pela sua condição de seres humanos, nomeadamente em relação à organização do trabalho, sobretudo na construção de horários e às suas sucessivas alterações", refere o comunicado.

O SITAVA, que "representa mais de 50% dos trabalhadores sindicalizados", refere que a administração da empresa "se mantém em silêncio [em relação] aos pedidos de reunião" do sindicato, "um dos quais com mais de dois meses".

"Consideramos tal atitude um desrespeito pelos trabalhadores, que assim darão, certamente, uma resposta cabal à mesma", pode ler-se na nota.

Além da greve ao trabalho extraordinário e aos feriados, o SITAVA adianta que, na sequência de um plenário realizado no dia 01 de agosto, os trabalhadores "aprovaram por unanimidade uma moção que contempla ainda de 3 dias de greve, a realizar nos dias 30 e 31 de agosto e 01 de setembro".

O sindicato "lamenta" as consequências que a greve poderá trazer aos passageiros e companhias clientes, "apelando à sua compreensão e referindo ainda que estas formas de luta, sendo em defesa da saúde dos trabalhadores são, inerentemente, em defesa da qualidade de serviço prestado e da segurança dos próprios passageiros".

"No entanto não podemos deixar de sublinhar que tais consequências apenas podem ser imputadas à Administração da Empresa", refere.

JRS // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados