Conselho de Escolas critica prazos mas defende redistribuição de excedentários

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 09 ago (Lusa) -- O presidente do Conselho de Escolas, Manuel Esperança, criticou hoje o prazo dado pelo Ministério da Educação para a redistribuição de funcionários não letivos entre estabelecimentos de ensino, mas considerou indispensável avançar com a medida.

"O prazo devia ser alargado até setembro, era fundamental. Se é para produzir efeitos no próximo ano letivo, estão dentro dos prazos, mas não concordo que as coisas sejam feitas num prazo tão curto", disse à Lusa Manuel Esperança, comentando a decisão do Ministério da Educação de pedir às direções escolares que indiquem, até dia 16, os funcionários excedentários para recolocação até ao início do ano letivo.

O responsável alertou ser necessário avançar com a medida, transferindo "pessoas a mais" em determinadas escolas para outras que têm vivido de "contratos com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP)".

"Não podemos continuar, em escolas que não agruparam, em escolas que já têm muitos anos, como as antigas escolas industriais, com muito pessoal e poucos alunos. Essas coisas têm de ser mexidas", alertou.

Revelando que "muitas escolas e agrupamentos" vivem de "muitos contratos com o IEFP", Manuel Esperança defendeu que os funcionários "devem poder ser deslocados".

"Antes de entrarmos com exigências da troika devíamos ter pensado nisso, na deslocação de determinadas pessoas que estão a mais nas escolas. Acho que não há que haver receios de fazer essas coisas, temos de rentabilizar os recursos humanos que temos, são tão poucos", defendeu.

A edição de hoje do Jornal de Notícias avança que "Crato manda escolas dispensar funcionários" e que o ministério da Educação "intima diretores a entregar lista de pessoal excedentário para ser colocado na mobilidade".

Citando o gabinete de imprensa do ministro, o diário explica que "caso os haja a mais, os funcionários podem voluntariamente optar por outras escolas até 30 quilómetros"

ACG // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.