Brasil dificilmente conseguirá crescer acima de 3% de forma consistente - Moody's

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nova Iorque, 13 mai (Lusa) - O Brasil dificilmente conseguirá sustentar taxas de crescimento do Produto Interno Bruto acima dos 3% de forma sustentada, escreve hoje a agência de notação financeira Moody's, no relatório de maio sobre as perspetivas e os riscos da economia mundial.

Na atualização de maio do 'Outlook' para 2013 e 2014, a agência de rating escreve que "permanecem dúvidas sobre a capacidade do Brasil crescer muito mais depressa que 3% por ano numa base consistente" e revê em baixa a previsão de crescimento do país para este ano, colocando-a num intervalo entre os 2,5 e os 3,5%, acelerando para entre 3 e 4% em 2014.

Em 2011, o Brasil cresceu 2,7%, mas no ano passado a previsão da agência aponta para um redução para os 0,9% do PIB, refletindo o abrandamento em todas as componentes do PIB, embora existam "sinais de que o consumo privado começou a recuperar", o que, ainda assim, pode ser anulado pela elevada inflação, que vai retrair o consumo das famílias e já levou o banco central a aumentar a taxa de juro diretora.

De acordo com o relatório hoje divulgado, o investimento privado brasileiro "vai dar pouco apoio ao crescimento" e será um obstáculo ao crescimento económico nos próximos anos. Pelo contrário, o investimento público motivado pelo Campeonato do Mundo de Futebol, no próximo ano, e pelos Jogos Olímpicos, em 2016 dará um incentivo à economia, embora a Moody's não o quantifique.

MBA // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.