Comissão Europeia pede mais reformas estruturais a Portugal

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 fev (Lusa) -- A Comissão Europeia exigiu hoje mais reformas estruturais ao Governo para melhorar a competitividade da economia portuguesa, nomeadamente nos setores da habitação e dos transportes, bem como no combate à corrupção.

No relatório no qual é dado seguimento ao mecanismo de alerta de desequilíbrios macroeconómicos no âmbito do Semestre Europeu, hoje divulgado, Bruxelas recorda que foram tomadas medidas para melhorar a competitividade da economia portuguesa e o ambiente de negócios, mas que "são precisas mais ações" em várias áreas.

"Existem fraquezas estruturais significativas em áreas chave, incluindo os serviços e as profissões reguladas, na administração pública e nas indústrias (particularmente da energia e dos transportes)", refere o executivo comunitário, acrescentando que é necessária a monitorização "robusta e sistemática" de medidas para "compreender o impacto das reformas".

No caso da administração pública, a Comissão aponta que as reformas desenhadas para diminuir a despesa com pessoal continuam em vigor, mas "mais devagar e com um impacto orçamental menor do que o inicialmente esperado".

Bruxelas afirma que a rescisão de contratos a prazo, a implementação do regime de requalificação e a rescisão de contratos por mútuo acordo "estão a contribuir muito menos para a redução do número de postos de trabalho do que o previsto anteriormente".

Além disso, os técnicos europeus consideram que a introdução da Tabela Remuneratória Única e a Tabela de Suplementos Remuneratórios vai "tornar o sistema remuneratório mais justo e mais transparente, mas que não é expectável que advenha uma poupança de despesa" com estas medidas.

Por outro lado, Bruxelas afirma que "continuam a existir desafios" na transparência dos procedimentos públicos, nomeadamente nas concessões e atrasos na publicação de contratos concedidos pelas entidades locais e regionais. Além disso, "não existe uma estratégia integrada de combate à corrupção", apesar de as administrações públicas estarem obrigadas, desde 2012, a apresentar planos de prevenção da corrupção.

Em resumo, sublinha a Comissão Europeia, "muito permanece por fazer para julgar a corrupção de alto nível e os crimes económicos e financeiros de uma forma efetiva, e para melhorar a taxa de condenação".

Bruxelas refere ainda que a implementação da reforma do mercado de arrendamento "foi limitada", que Portugal fez "poucos progressos" na regulamentação do setor dos transportes, que não concluiu as reformas nas profissões reguladas.

No setor energético, os técnicos europeus afirmam que as medidas tomadas para reduzir a dívida tarifária "parecem insuficientes".

SP/ND // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Política

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.