Confiança dos consumidores recupera em fevereiro e clima económico estabiliza

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 26 fev (Lusa) - O indicador de confiança dos consumidores portugueses recuperou em fevereiro para o valor mais elevado desde maio de 2002 e o indicador de clima económico estabilizou, após ter aumentado ligeiramente em janeiro, divulgou hoje o INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a recuperação do indicador de confiança dos consumidores prolonga a "acentuada tendência ascendente" observada desde o início de 2013 e refletiu o contributo positivo das expectativas relativas à evolução da situação financeira do agregado familiar, da poupança e da situação económica do país.

As perspetivas sobre a evolução do desemprego contribuíram, pelo contrário, negativamente para a variação deste indicador.

Em fevereiro, o indicador de confiança aumentou na indústria transformadora, na construção e obras públicas e no comércio, tendo diminuído nos serviços.

Na indústria de transformadora a confiança recuperou "de forma ténue", com um contributo positivo das apreciações sobre a procura global e relativas à evolução dos 'stocks' de produtos acabados e das perspetivas de produção.

Quanto ao aumento do indicador de confiança da construção e obras públicas, resultou de uma recuperação das perspetivas de emprego e das opiniões sobre a carteira de encomendas, "mais expressiva" no primeiro caso, enquanto o indicador de confiança do comércio "recuperou ligeiramente" refletindo o contributo positivo das perspetivas de atividade e, sobretudo, das apreciações sobre o volume de vendas (as opiniões sobre o volume de 'stocks' contribuíram negativamente).

Em contraciclo esteve o indicador de confiança dos serviços, que diminuiu em fevereiro devido ao agravamento das opiniões sobre a evolução da carteira de encomendas, já que as perspetivas de evolução da procura e as apreciações sobre a atividade da empresa recuperaram.

PD // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.