Empresa de Armamar investe 7ME em instalações renovadas

| Norte
Porto Canal / Agências

Armamar, 24 mai (Lusa) -- A Fumados Douro inaugura no sábado, em Armamar, a nova linha de abate e as obras de ampliação da empresa, num investimento de sete milhões de euros que vai servir de rampa de lançamento para a exportação.

A Fumados Douro -- Comercialização de Carnes, SA, com mais de uma centena de colaboradores, é a maior empregadora do concelho de Armamar, no distrito de Viseu.

Segundo fonte da empresa, as obras de modernização e ampliação representam um investimento de sete milhões de euros, sendo que dois milhões de euros foram financiados pelo Proder -- Programa de Desenvolvimento Regional.

Esta ampliação permite aumentar a produção e a capacidade de resposta da fábrica. As obras incluíram uma nova linha de abate, novas zonas de armazenagem e de produção e o aumento acentuado da área total da empresa, uma das maiores empresas do ramo alimentar do distrito de Viseu.

Com esta intervenção, a empresa passou a ter uma área de matadouro com capacidade para abate de 1.000 animais por dia e câmaras de congelação com capacidade de armazenamento de 750 toneladas.

José Augusto Nogueira, sócio maioritário da empresa, disse à agência Lusa que espera, com este investimento, aumentar a faturação nos próximos anos.

A Fumados Douro prepara-se para investir em novos mercados, reforçando assim as exportações e a sua presença internacional. José Nogueira referiu que a aposta vai ser em países como Angola, Rússia, Venezuela, Brasil, China e os países europeus com forte emigração portuguesa, como a Suíça.

José Augusto Nogueira queixou-se também da crise, que disse estar a afetar os negócios e salientou que a aposta na internacionalização visa precisamente ajudar a combater as dificuldades no mercado interno.

A ajudar está também o facto de possuir uma rede de supermercados, a N & F, Lda (antiga Alisuper), que opera no sul do país e onde escoa os produtos com marca própria.

A Fumados Douro dedica-se à comercialização de carnes frescas e congelados (suínos, bovinos, caprinos e ovinos), assim como à sua transformação em fumados, cozidos, curados, frescos e salgados, num total de cerca de 100 produtos. Possui ainda uma secção de produção tradicional em fumo de lenha.

O empresário José Nogueira adquiriu a Fumados Douro à beira da falência. Numa década, a empresa atingiu um volume de negócios que ultrapassa os cerca de 15 milhões de euros por ano.

PLI // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Dois homens esfaqueados e hospitalizados em estado grave após rixa em Gaia

Dois homens foram esfaqueados na noite desta quarta-feira, junto à estação de metro de General Torres, em Gaia. Tudo aconteceu depois de uma rixa que envolveu outros dois homens que esfaquearam as vítimas e fugiram.

EN 223 cortada ao trânsito na Feira depois de acidente entre ambulância e carro

A Estrada Nacional 223, em Santa Maria da Feira, está cortada ao trânsito devido a um acidente entre uma ambulância e um ligeiro de passageiros, confirmou ao Porto Canal, fonte Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Viana do Castelo. Colisão entre autocarro e táxi deixa cinco crianças e um adulto feridos 

Uma colisão entre um táxi e um autocarro, na tarde desta quarta-feira, na EN13 em Darque, Viana do Castelo provocou seis feridos, entre os quais cinco crianças e um adulto.