Calçado vai investir 16ME em promoção externa entre Julho deste ano e Junho de 2016

| Economia
Porto Canal / Agências

Milão, Itália, 16 fev (Lusa) - O setor do calçado vai investir, entre julho de 2015 e junho de 2016, 16 milhões de euros na promoção externa, apostando nos mercados extracomunitários com potencial de crescimento, marcando presença em cerca de 70 feiras pelo mundo.

Com uma comitiva de 84 empresas portuguesas até quarta-feira na MICAM, a maior feira de calçado do mundo, em Milão, Itália, a associação do setor do calçado, a APICCAPS anunciou o reforço no investimento em promoção externa para o período entre julho deste ano e junho de 2016.

Em declarações à agência Lusa, o porta-voz da APICCAPS, Paulo Gonçalves, disse que o investimento previsto é de 16 milhões de euros - sendo cerca de 50% financiado por incentivos e o restante pelas empresas do setor - e antecipa a presença em cerca de 70 feiras em todo o mundo.

Segundo o responsável, o enfoque será nos mercados extracomunitários como os da América Latina, Austrália, Nova Zelândia, Emirados Árabes Unidos, Japão e China, sendo esta "a maior iniciativa de sempre nos Estados Unidos", onde será apoiada a presença comercial em quatro cidades de "grande relevância" como Atlanta, Chicago, Los Angeles e Nova Iorque.

"Os Estados Unidos são o maior importador mundial de calçado. Temos perspetivas de investimento muito interessantes", afirmou Paulo Gonçalves.

Para a associação do setor, esta aposta nos mercados extracomunitários justifica-se pelo potencial de crescimento "muito significativo nos próximos anos" do calçado português nestes países.

Paulo Gonçalves acrescentou ainda que atualmente as vendas de calçado português para fora da Europa representam 13% da exportação, sendo objetivo do setor que este valor chegue aos 20% até 2020, ou seja, mais de 500 milhões de euros.

O porta-voz da APICCAPS avançou ainda que complementarmente à presença em feiras, a associação está a criar condições para que as empresas, de forma individual, possam fazer ações de comunicação e imagem, sendo esta a resposta a uma necessidade que foi detetada.

JF// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.