Portas diz que 2014 foi o melhor ano de sempre em exportações, a crescer perto dos 3%

| Economia
Porto Canal / Agências

Milão, Itália, 15 fev (Lusa) - O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, afirmou hoje que Portugal conseguiu ter em 2014 "o melhor ano de sempre em exportações", com um crescimento próximo dos 3%, antecipando que em 2015 "a dívida pública portuguesa iniciará uma trajetória descendente".

Em declarações aos jornalistas durante a visita à comitiva portuguesa presente na feira de calçado MICAM, em Milão, Itália, Paulo Portas adiantou os números definitivos das exportações de 2014 que serão conhecidos na próxima semana, que revelam um crescimento das exportações portuguesas "para um número mais próximo dos 3%".

"O que significa que Portugal conseguiu ter,em 2014, o seu melhor ano de sempre em exportações. E eu quero chamar a atenção, porque é uma proeza das empresas que se é verdade que houve contração nos combustíveis, também é verdade e tem que ser dito que houve um notável crescimento em 14 dos 17 principais produtos que Portugal exporta", enfatizou.

Questionado sobre os números da dívida pública portuguesa em 2014 e se estes ficam ou não abaixo das previsões do Governo, o vice-primeiro-ministro falou apenas de 2015, para antecipar que este ano "a dívida pública portuguesa iniciará uma trajetória descendente".

"Tinham razão aqueles que diziam que as exportações continuariam a crescer e precipitaram-se aqueles que disseram que tinham chegado ao limite", atirou.

Paulo Portas destacou ainda os recentes números sobre o PIB que mostram que "Portugal cresceu no ano passado 0,9%, o que significa que pela primeira vez em quatro anos tivemos crescimento económico".

"O último trimestre, em cadeia, cresceu 0,5%. Foi o melhor dos trimestres do ano, o que é um bom sinal para 2015", disse.

O governante aproveitou ainda para defender a ideia de que quanto mais o país exportar, mais nos protege "os postos de trabalho em Portugal porque a economia é global".

JF// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.