UTAD recebe Centro de Estudos Olímpicos

UTAD recebe Centro de Estudos Olímpicos
| Norte
Porto Canal (JYO)

A universidade de Vila Real anunciou esta quinta-feira a criação de um Centro de Estudos Olímpicos com vista a desenvolver a investigação científica que eleve a preparação desportiva, avaliação do rendimento de jovens e formação de treinadores.

O Centro de Estudos está a ser desenvolvido pelo Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), com sede na universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real.

António Silva, vice-reitor para a Ciência Tecnologia e Inovação da UTAD, disse esta quinta-feira, em comunicado, que “esta iniciativa trará benefícios directos para o desporto nacional”.

O CIDESD-OLYMPICS servirá também de apoio às actividades do programa nacional do Talentódromo Desportivo, criado no ano passado, resultado de uma parceria entre a academia transmontana, o CIDESD, a câmara de Vila Real e o Instituto Português Desporto e Juventude.

Segundo a academia transmontana, Comité Olímpico de Portugal (COP) vai ser "um dos parceiros na criação do projecto".

De acordo com a UTAD, o objectivo desta parceria é desenvolver investigação científica com vista a "potenciar o processo de preparação desportiva, com utilização de recursos humanos e tecnológicos de qualidade, criar e manter actualizada uma base de dados com registos da evolução dos desportistas portugueses, que vai permitir tomar decisões mais fundamentadas no processo de formação desportiva".

+ notícias: Norte

Vídeo capta momento em que condutor escapa ileso à queda de sinal na A41

Um condutor escapou ileso à queda de uma estrutura de sinalização na A41, após a saída para o Centro Comercial Maia Jardim, no sentido Aeroporto Francisco Sá Carneiro-Alfena. O momento foi captado por um vídeo que já se tornou viral nas redes sociais.

Circulação na Linha de Guimarães retomada sem restrições

A circulação ferroviária na Linha de Guimarães, esta quarta-feira suspensa entre Guimarães e Santo Tirso, foi retomada após a conclusão dos trabalhos de reparação da catenária, revelou em comunicado a Infraestruturas de Portugal (IP).

Vento forte destrói macieiras e toneladas de maçãs em Armamar e Moimenta da Beira

O vento forte registado na madrugada de hoje destruiu macieiras e toneladas de maçã nos concelhos de Armamar e Moimenta da Beira, distrito de Viseu, disseram à agência Lusa produtores dessa região.