Autárquicas: Tribunal aceita ação principal contra candidatura de Menezes no Porto - Movimento

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 24 mai (Lusa) -- O Movimento Revolução Branca (MRB) anunciou hoje que o tribunal "aceitou liminarmente" a ação principal intentada contra o PSD e a candidatura de Luís Filipe Menezes à Câmara do Porto.

Nesta ação principal, "pede-se, de forma definitiva, que seja declarado o impedimento da candidatura supracitada e que sejam o PSD e o candidato condenados a pagar um indemnização simbólica" ao MRB e ao presidente do movimento, Paulo Romeira, de "um euro pelos danos morais que tal ilegalidade representou", refere o MRB, em comunicado.

Esta aceitação da ação principal, pela 4.ª Vara Cível do Porto, "é algo inédito na democracia portuguesa, que muito orgulha o MRB e que configura verdadeiramente o abrir a sindicância das ilegalidades à cidadania".

E esta ação principal, que foi interposta no dia 10, "não se pode suspender", afirmou à Lusa Paulo Romeira.

Paulo Romeira explicou que o recurso interposto pelo PSD no Tribunal Constitucional (TC) que determinou a suspensão da providência cautelar interposta nas Varas Cíveis do Porto não abrange esta ação principal, "que é legítima e não se pode suspender".

"Pela primeira vez, um conjunto de cidadãos impôs uma ação deste género a um partido político", salientou Paulo Romeira.

Para o MRB, o recurso apresentado pelo PSD ao TC, "que procura que cidadãos ou movimentos de cidadãos estejam impedidos de apresentar ações comuns contra partidos, é o maior atentado contra a cidadania".

Nesse recurso, criticou, "o PSD focaliza-se neste assunto, não pedindo ao TC que se pronuncie sobre a limitação de mandatos".

A candidatura de Luís Filipe Menezes (PSD) à Câmara Municipal do Porto afirmou na semana passada que irá prosseguir sem "qualquer problema" depois de o tribunal que aceitou a providência cautelar ter decidido suspendê-la, na sequência de um recurso apresentado ao Tribunal Constitucional.

Há cerca de um mês os Juízos Cíveis do Porto determinaram que Luís Filipe Menezes não podia candidatar-se à presidência da Câmara do Porto, dando provimento à providência cautelar interposta pelo Movimento Revolução Branca (MRB).

O ainda autarca de Gaia apresentou então recurso do 'chumbo' ao Tribunal da Relação do Porto e ao Tribunal Constitucional, tendo sido conhecida na semana passada a decisão dos juízos cíveis quanto ao pedido.

O movimento já interpôs várias providências cautelares para travar candidaturas que considera ofenderem a lei da limitação de mandatos.

JAP (LIL) // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.