Ex-motorista de Sócrates recorre da prisão domiciliária alegando que não há perigo de fuga

Ex-motorista de Sócrates recorre da prisão domiciliária alegando que não há perigo de fuga
| País
Porto Canal

O ex-motorista de José Sócrates, João Perna, em prisão domiciliária com pulseira eletrónica desde dezembro, vai recorrer quinta-feira da decisão de ter sido obrigado a permanecer na habitação, disse à Lusa o advogado Ricardo Candeias.

Em declarações à agência Lusa, Ricardo Candeias explicou que vai contestar a decisão do juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) - que alterou a medida de coação de prisão preventiva que lhe tinha sido aplicada em novembro para obrigação de permanência na habitação com pulseira eletrónica - por entender que o despacho "está ferido de algumas invalidades".

Por outro lado, a defesa de João Perna, no recurso que entregará nas novas instalações do TCIC no Palácio da Justiça, vai alegar que os requisitos da medida de prisão domiciliária "não se verificam", designadamente o perigo de fuga.

"A questão do perigo de fuga não se verifica", sublinhou o advogado.

Ricardo Candeias explicou ainda que se o juiz Carlos Alexandre aceitar o recurso o caso não sobre ao Tribunal da Relação de Lisboa, mas se for recusado será dado um prazo de 30 dias ao Ministério Público para se pronunciar, antes de o recurso ser apreciado na Relação.

Lembrou ainda que está pendente no Tribunal da Relação um primeiro recurso intentado por João Perna quando este ainda se encontrava em prisão preventiva e que além de contestar a medida de coação então aplicada, invocava também várias nulidades,, questões que ainda podem vir a ser apreciadas pela Relação de Lisboa, apesar de a medida de coação ter sido entretanto alterada.

João Perna ficou inicialmente em prisão preventiva a 24 de novembro, por indícios de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e posse de arma proibida. Depois, a medida de coação foi alterada em dezembro para obrigação de permanência na residência com pulseira eletrónica.

O ex-motorista de José Sócrates foi detido no âmbito da "Operação Marquês", que levou igualmente à prisão preventiva do ex-primeiro-ministro e do seu amigo de longa data e empresário Carlos Santos Silva, num processo que envolve suspeitas de corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.

+ notícias: País

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.

Em três meses foram detetados 3,5 milhões de casos de dengue na América Latina. Devemos preocupar-nos em Portugal?

A epidemia de dengue na América Latina atingiu números alarmantes em 2024, com um aumento notável de casos e mortes face ao ano anterior, informou a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Mas devemos preocupar-nos em Portugal?

Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na semana após a Páscoa

Depois do domingo de Páscoa, a semana que se segue não será diferente e os preços dos combustíveis voltam a sofrer alterações. As previsões guardam sentimento "agridoce" para os automobilistas.