Empresários do Alto Minho juntam-se para concorrer aos novos fundos comunitários

| Norte
Porto Canal / Agências

Caminha, Viana do Castelo, 20 jan (Lusa) - A Confederação Empresarial do Alto Minho (Ceval) iniciou hoje em Caminha uma série de contactos com empresários da região para "em conjunto" concorrerem aos novos fundos comunitários de apoio à qualificação e internacionalização de Pequenas e Médias Empresas.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do Ceval, Luís Ceia, explicou que o prazo para apresentação de candidaturas ao Programa Operacional Fatores de Competitividade - COMPETE 2020 termina a 13 de fevereiro. "É um prazo muito curto, e por isso, estamos a fazer um esforço enorme no sentido de realizar várias sessões de esclarecimento para rapidamente conseguirmos reunir um lote mínimo de dez empresas para podermos concorrer com uma candidatura global", explicou Luís Ceia.

A sessão de esclarecimento, a decorrer hoje em Caminha, organizada pelo Ceval em parceria com o Gabinete de Apoio às Atividades Económicas (GAAE) da autarquia, conta com a presença de cerca de três dezenas de empresas.

É a primeira de várias que vão acontecer nos próximos dias, na sequência da abertura dos primeiros avisos para os concursos de acesso ao Portugal 20/20, abertos para as empresas.

O líder do Ceval, que representa mais de 5.000 empresários dos dez municípios do distrito de Viana do Castelo, agrupados em cinco associações empresariais, explicou que a aprovação da candidatura "têm que ser entregues declarações de interesse efetivo de cinco empresas e indicadas mais cinco interessadas".

Cada uma dessas empresas, frisou, "poderá apresentar um montante de investimento elegível até 100 mil euros".

"O objetivo é, através de um esforço coletivo, respondermos aos critérios dos dois avisos que exigem que as empresas se agrupem em torno de uma associação empresarial para poderem apresentar uma candidatura, no âmbito da qualificação e internacionalização", sustentou.

Em todo o distrito de Viana do Castelo, segundo números do Ceval, funcionam cerca de 22.000 empresas, das quais 9.000 estão registadas em nome individual.

"Não é fácil apresentar dez candidaturas agrupadas, com interesses comuns, localizadas na mesma área territorial mas estamos a fazer um esforço enorme nesse sentido porque ganharíamos todos e, sobretudo a região".

Depois de Caminha, o Ceval vai promover, quinta-feira, uma sessão de esclarecimento em Vila Nova de Cerveira para os empresários daquele concelho, ainda de Valença, Monção e Melgaço. A última sessão decorrerá em Viana do Castelo.

No início deste mês, numa deslocação ao Alto Minho, o ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional adiantou que um dos critérios para a aprovação de projetos assentará "na cooperação".

O objetivo, explicou, é evitar "a excessiva fragmentação e dispersão de esforços do passado" e, nesse sentido, sublinhou que "os primeiros avisos para os concursos de acesso ao Portugal 20/20, abertos para as empresas incentivam à cooperação".

"Para serem competitivas e se internacionalizarem as Pequenas e Médias Empresas não conseguem sozinhas. Terão que cooperar, terão que se associar para a criar centros tecnológicos comum", apontando como exemplo o setor do calçado que classificou de "caso de sucesso".

ABYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutores distraem-se com despiste em Murça e sofrem acidente no lado oposto da via

Dois despistes estão a cortar vias nos dois sentidos da A4, em Murça, na sequência de dois despistes rodoviários, confirmou ao Porto Canal fonte da concessionária Globalvia Transmontana e fonte do Comando Sub-Regional do Douro, em Vila Real.

Vereador de Matosinhos começa esta quinta-feira a ser julgado por uso pessoal de carro municipal

O vereador da Câmara Municipal de Matosinhos António Correia Pinto começa esta quinta-feira a ser julgado no Tribunal de São João Novo, no Porto, por usar uma viatura municipal em viagens pessoais.

PJ está a investigar esfaqueamento numa estação de metro em Gaia

A investigação dos desacatos ocorridos na quarta-feira à noite na estação de metro General Torres, em Vila Nova de Gaia, que culminaram no esfaqueamento de dois cidadãos, passou para a alçada da Polícia Judiciária, disse esta quinta-feira fonte policial.