Sede de Junta em Barcelos funcionou quatro mandatos "à custa" do presidente

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 13 mai (Lusa) - A sede da Junta de Freguesia de Remelhe, em Barcelos, funcionou nos últimos quatro mandatos "à custa" do presidente, que primeiro pagou do seu bolso o arrendamento de uma cozinha e agora tem a autarquia na sua própria casa.

A situação, no entanto, vai ter de mudar, porque o autarca, José Monteiro (PS), não se pode recandidatar nas autárquicas deste ano, por força da lei de limitação de mandatos.

"Ante de eu assumir a presidência da Junta, a população era obrigada a andar atrás do presidente, do secretário ou do tesoureiro, para tratar fosse do que fosse. Quando me candidatei, prometi acabar com essa situação. E cumpri, embora com prejuízo próprio", disse hoje José Monteiro à Lusa.

Até há cerca de oito meses, a Junta de Remelhe esteve instalada na antiga cozinha de uma habitação da freguesia.

A renda, que começou por ser de "15 contos" [75 euros], mas que anualmente foi sendo atualizada, foi sempre paga pelo presidente da Junta, do seu próprio bolso.

Entretanto, em meados de 2012, o proprietário da habitação disse que precisava dela, pelo que a Junta "foi obrigada a "arrumar as trouxas" e a procurar nova sede.

Mais uma vez, a solução encontrada passou pelo presidente, que disponibilizou uma parte da sua casa para ali instalar os serviços autárquicos.

José Monteiro é dono de uma fábrica de confeções cuja atividade, nos últimos anos, por causa da crise e da concorrência asiática, sofreu uma "redução drástica", passando de 63 para 12 trabalhadores.

Ficaram alguns espaços vagos, que o autarca disponibilizou para a nova "sede" da Junta.

"Não cobro um único cêntimo de renda, a luz sou em quem a pago, a internet também", garantiu.

As promessas camarárias de realização de obras numa antiga escola primária de Remelhe para sua transformação em sede da Junta já são antigas, mas só agora estão a ser concretizadas.

"O arranjo do espaço exterior é por conta da Junta, a intervenção no edifício é assegurada pela Câmara. As obras estão a decorrer e conto que, se tudo correr, as eleições já se realizem na nova sede", disse ainda José Monteiro.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.