Info

Intervenção Polis na Pateira de Fermentelos em consulta pública

| Norte
Fonte: Agência Lusa

Aveiro, 08 jan (Lusa) -- A Agência Portuguesa do Ambiente anunciou hoje que está em consulta pública o Estudo de Impacte Ambiental do projeto de Requalificação da Pateira de Fermentelos, que tem como proponente a Sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro.

O Projeto de Requalificação e Valorização da Pateira de Fermentelos visa "a melhoria do estado ambiental dessa zona de elevado valor ecológico e a promoção da sua vivência pela população".

Contempla a realização de ações de desassoreamento da Pateira de Fermentelos, com vista à limpeza dos fundos e à criação de um espelho de água, que permita a utilização por pequenas embarcações desportivas e de lazer, sem motor.

Os materiais dragados serão depositados nos terrenos agrícolas das margens subindo a cota, para diminuir o risco de cheias e inundações.

Outra das intervenções previstas é a reconstrução do açude do rio Águeda, com o objetivo de melhorar as captações de água para rega tradicional e manter o nível da água em época de estiagem na Pateira de Fermentelos.

De acordo com a APA, o Estudo de Impacte Ambiental encontra-se disponível para ser consultado até 04 de fevereiro, na própria Agência Portuguesa do Ambiente e no seu portal, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e nas câmaras municipais de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro.

A Pateira de Fermentelos abrange os concelhos de Águeda (União das Freguesias de Recardães e Espinhel, Fermentelos e União das Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira), de Aveiro (freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz) e de Oliveira do Bairro (freguesia de Oiã).

É a maior lagoa natural da Península Ibérica, na confluência do rio Cértima com o rio Águeda, e insere-se numa área predominantemente agrícola, com proximidade a pequenos aglomerados populacionais, como Fermentelos, Espinhel, Óis da Ribeira, Requeixo e Perrães.

Os estudos desenvolvidos no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental tiveram início em janeiro e terminaram em abril de 2014.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Incêndio Florestal em Vale de Cambra mobiliza 154 operacionais e dois aviões

Um incêndio florestal em Arões, no concelho de Vale de Cambra, está esta tarde a ser combatido por 154 homens e dois meios aéreos, revelou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro.

Trabalhadores de limpeza hospitalar do São João em greve por melhores condições de segurança, de saúde e fim da discriminação 

Os trabalhadores de limpeza do hospitalar do São João encontram-se em greve durante a manhã desta sexta-feira, frente ao Hospital São João, exigindo melhores condições de segurança, de saúde e fim da discriminação entre os trabalhadores de limpeza e trabalhadores do hospital. Em declarações ao Porto Canal, Eduardo Teixeira, Coordenador Regional do Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Atividades Diversas do Porto (STAD), afirmou, em declarações ao Porto Canal, que "estes trabalhadores das limpezas merecem respeito".

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.