Falsas promessas de amor valem 3 anos e 4 meses de pena suspensa a mulher de Paredes

Falsas promessas de amor valem 3 anos e 4 meses de pena suspensa a mulher de Paredes
| Norte
Porto Canal

O Tribunal de Póvoa de Lanhoso condenou hoje a 3 anos e 4 meses de prisão, com pena suspensa, uma mulher acusada de burlar um homem em mais de 120 mil euros em troca de falsas promessas de amor.

A suspensão da pena fica sujeita ao pagamento de 40 mil euros ao arguido, em quatro prestações semestrais.

O tribunal deu como provado que o valor da burla ascendeu a pelo menos 79.709 mil euros em depósitos bancários, além de um montante "não concretamente apurado" em numerário.

No entanto, decidiu fixar a indemnização em 40 mil euros, atingindo que aquele é o montante "razoável" face à situação socioeconómica da arguida.

A arguida teve um salão de massagens em Paredes mas atualmente está desempregada, vive com uma amiga e não declara rendimentos desde, pelo menos, 2008.

O queixoso tem 57 anos e é ex-emigrante na Suíça, onde trabalhou na construção civil.

Conheceu a arguida, sete anos mais nova, através de uma agência matrimonial.

Por entre falsas promessas de amor e de uma vida a dois, a arguida disse ao queixoso que tratava de idosos e que estes lhe iriam deixar uma grande herança, mas que para isso precisava de ajuda para pagar os impostos que estavam em atraso e para pagar dívidas suas relativas a execuções.

Nas semanas seguintes, iniciaram uma relação de namoro, sendo que em todos os encontros a mulher lhe pedia quantias em dinheiro, uma situação que se manteve até setembro de 2012, quando a polícia a deteve em flagrante, na sequência de queixa apresentada pelo homem.

O queixoso já lhe tinha entregado todas as suas poupanças e esvaziado os 43 mil euros que tinha numa conta de que era cotitular com o filho.

Também já tinha pedido dinheiro emprestado a familiares e a amigos.

No total, e segundo a acusação, foram mais de 120 mil euros que "voaram" para as mãos da arguida, que entretanto até comprou um carro com o dinheiro que o "namorado" lhe ia dando.

Hoje, o tribunal decidiu dar este carro como perdido em favor do Estado, uma decisão de que a advogada do queixoso vai recorrer, considerando que a viatura lhe deveria ser entregue.

A advogada vai ainda avançar com uma ação cível para o homem ser ressarcido da diferença entre a condenação hoje fixada e o valor total da burla.

A arguida não compareceu à leitura da sentença, por alegado problema de saúde.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.