Defesa já entregou requerimento "a pedir a libertação" de Sócrates alegando excesso de prazo do inquérito

Defesa já entregou requerimento "a pedir a libertação" de Sócrates alegando excesso de prazo do inquérito
| País
Porto Canal

O advogado de José Sócrates revelou hoje que entregou na quarta-feira no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) um requerimento "a pedir a libertação" do ex-primeiro-ministro, alegando que o prazo de duração do inquérito foi ultrapassado.

"Fiz um requerimento a pedir a libertação" de José Sócrates, pois, "há umas nulidades que são importantes e que devem ser atendidas", disse aos jornalistas, à saída da prisão de Évora.

Questionado sobre se o excesso do prazo de inquérito seria uma delas, João Araújo respondeu: "É, por acaso é".

O requerimento, justifica-se "entre outras coisas, porque foi ultrapassado o prazo de duração do inquérito", afirmou o advogado, escusando-se a precisar mais pormenores e limitando-se a sublinhar: "Passou o tempo em que [o inquérito] devia ter acabado".

Segundo João Araújo, o preceito legal relacionado com esta matéria é dos "mais confusos e complexos" do Código de Processo Penal.

"É razoavelmente complexo e nem eu próprio percebo, porque isto é uma lei de José Sócrates [numa alusão à altura em que este era primeiro-ministro], é tudo uma grande trapalhada. E eu já lhe disse: 'A culpa é sua'", ironizou o advogado.

João Araújo passou hoje o dia em Évora, no Estabelecimento Prisional, reunido com o antigo líder do PS, que se encontra em prisão preventiva na cadeia da cidade alentejana.

Logo ao início da tarde, quando fez uma pausa para almoço, João Araújo tinha divulgado aos jornalistas que vai entregar o recurso da prisão preventiva do ex-primeiro-ministro na segunda-feira, para apreciação no Tribunal da Relação de Lisboa, afirmando esperar que o antigo governante "vá passar o Natal a casa".

"Na segunda-feira, cerca das 16:00 entregarei pessoalmente no Tribunal de Instrução Criminal o recurso que há tanto tempo estão à espera", disse João Araújo, adiantando que o pretende "tornar público", justificando que "é altura de José Sócrates se defender publicamente".

O recurso da defesa de Sócrates será entregue no Tribunal Central de Instrução Criminal, que lhe decretou a prisão preventiva, devendo depois subir para apreciação pela Relação de Lisboa.

José Sócrates, o primeiro ex-chefe de governo da história da democracia portuguesa a ficar em prisão preventiva, está indiciado de fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.