Mercado de Matosinhos classificado como monumento de interesse público

| Norte
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 23 mai (Lusa) -- O mercado de Matosinhos, construído em 1944 e projetado por ARS Arquitetos, foi classificado como monumento de interesse público.

A portaria que determina a classificação, publicada hoje em Diário da República, refere que o edifício impõe-se "pelas suas grandes dimensões como um ícone da zona das instalações portuárias" de Leixões.

Com dois pisos, o mercado foi projetado pelos arquitetos Fortunato Cabral, Morais Soares e Cunha Leão, sendo que o inferior se destina ao mercado de peixe e o superior aos restantes produtos.

O edifício tem uma cobertura constituída por uma abóbada em betão apoiada por arcos parabólicos em ferro e cimento, que constituem a estrutura de todo o edifício, "num sistema projetado de modo a reduzir ao máximo a utilização do ferro, material de custo muito inflacionado na época dominada pelos conflitos da II guerra mundial".

A portaria criou uma zona especial de proteção ao mercado, que tem em consideração "a envolvente do imóvel, incluindo a frente portuária de Leixões, as malhas urbanas limítrofes e os eixos de circulação".

"A obra (...) permaneceu durante anos como demonstração exemplar das possibilidades da arquitetura moderna na Península Ibérica, apoiando-se na aplicação de novos materiais como betão armado. As boas acessibilidades, a luminosidade e as linhas arquitetónicas modernas foram, durante décadas, motivo de reconhecimento deste projeto arrojado e pioneiro", lê-se na portaria.

JAP // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.