Praça de portagens para estrangeiros que usam A28 já funciona em Viana

| Economia
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Cerveira, 25 jul (Lusa) - A praça de Vila Nova de Cerveira para pagamento de portagens nas ex-Scut por viaturas de matrícula estrangeira foi desactivada hoje, de madrugada, funcionando agora na A28, em Viana do Castelo, confirmou a Estradas de Portugal (EP).

Trata-se de um dos quatro pontos instalados junto à fronteira com Espanha e que integram o sistema de pagamento de portagens eletrónicas para ligeiros e pesados de matrícula estrangeira, nas ex-Scut (antigas vias sem custos para o utilizador), denominado EasyToll.

O de Vila Nova de Cerveira funcionou até quarta-feira na Estrada Nacional 13, pouco antes da entrada da ex-Scut A28 (troço entre Caminha e Viana do Castelo), e registou 16.206 adesões no primeiro ano de funcionamento, até 01 de julho de 2013.

Entretanto, a nova praça para servir a ex-Scut A28 funciona desde hoje em Viana do Castelo, cerca de 30 quilómetros para sul da anterior localização, após um investimento de 145 mil euros na obra de adaptação da estação de serviço ali existente.

"Tornando mais fácil o reconhecimento pelos clientes da necessidade de adesão a um sistema de pagamento, e permitindo ainda uma maior captação de tráfego, nomeadamente dos veículos provenientes da A3 e da A27", explicou fonte da EP, questionada pela Lusa sobre este investimento.

No conjunto dos quatro pontos de acesso, este sistema registou 203 mil adesões no primeiro ano de funcionamento, segundo números da EP.

A empresa assume ter investido neste sistema, totalmente nacional, cerca de 1,3 milhões de euros, classificando os números do primeiro ano de utilização como "demonstrativos da clara preponderância do Easytoll como a solução de pagamento preferida" para estes casos.

Com este sistema é possível aos condutores de veículos com matrícula estrangeira associar essa matrícula a um cartão bancário, apenas pela sua passagem, sendo válido pelo período de um mês e as passagens - em autoestradas com portagens eletrónicas - debitadas naquela conta.

Segundo a EP, "mais de 85% do total de adesões aos sistemas de pagamento" são já assegurados pelo Easytoll, que apresenta "uma tendência de crescimento mensal", tendo esta sido a forma encontrada "para dar resposta à ineficácia dos sistemas de cobrança de portagens exclusivamente eletrónicas implementados em Portugal em 2010", nas ex-Scut (vias até 2010 sem custos para o utilizador).

"Foi assim necessário encontrar uma solução que permitisse aos utilizadores de veículos de matrícula estrangeira o pagamento de portagens de forma mais prática e eficiente, e reduzir, assim, o nível de incobráveis do sistema", defende a EP.

O sistema funciona ainda nas antigas Scut A22, em Vila Real de Santo António, que registou 70.943 adesões no primeiro ano, ainda na A24, em Chaves (41.030 adesões) e na A25, em Vilar Formoso (74.759 adesões).

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.