Gaspar explica sétima avaliação ao parlamento na próxima semana

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 mai (Lusa) - O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, vai ser ouvido no parlamento, na próxima semana, a propósito do encerramento da sétima avaliação da 'troika' ao Programa de Assistência Económica e Financeira, disse hoje à Lusa Vieira da Silva.

O deputado socialista, que preside à Comissão Eventual para Acompanhamento das Medidas do Programa de Assistência Financeira a Portugal, afirmou que a reunião está marcada para as 10:00 do dia 29 deste mês e que o objetivo é detalhar os resultados da sétima avaliação da 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia).

A última vez que Vítor Gaspar esteve no parlamento foi a 30 de abril, quando o sétimo exame regular ao programa de assistência financeira a Portugal ainda não estava concluído e no dia em que o Governo apresentou o Documento de Estratégia Orçamental (DEO) à Assembleia da República.

Na altura, o ministro das Finanças adiantou que as medidas de consolidação orçamental que o executivo pretende adotar ascendem a 4.700 milhões de euros entre 2014 e 2016.

"No cenário atual, a trajetória do saldo orçamental exige a execução de medidas que ascendem a 2,8 mil milhões de euros em 2014, 700 milhões em 2015 e 1.200 milhões em 2016", afirmou o governante, na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública.

Estes valores correspondem a 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014, a 0,4% do produto em 2015 e a 0,7% do PIB em 2016, de acordo com informação que o ministro das Finanças apresentou.

O governante disse ainda que, "dado que a possibilidade do aumento de impostos parece excluída, a restrição financeira determina o debate", reiterando o que tem vindo a dizer: "O Estado ao serviço dos portugueses só poderá ter a dimensão que os cidadãos estejam dispostos a pagar por ele."

ND // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).