Défice orçamental mais que duplica num mês mas cumpre limite da 'troika' até Junho

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 jul (Lusa) -- O défice orçamental das administrações públicas na primeira metade do ano fixou-se nos 3.845,7 milhões de euros, mais de dois mil milhões de euros abaixo do limite trimestral acordado com a 'troika', mas mais do dobro do que em maio.

De acordo com o Ministério das Finanças em comunicado sobre os dados divulgados hoje pela Direção-Geral do Orçamento, o défice orçamental em contabilidade pública (fluxos de caixa) calculado segundo as regras da 'troika' para o final do primeiro semestre do ano era de 6.000 milhões de euros, limite já revisto de acordo com o novo défice orçamental.

Até maio, o défice orçamental como calculado pela 'troika' foi de 1.588 milhões de euros.

O défice estará assim 2.154,3 milhões de euros abaixo do limite acordado com a 'troika', que conta como um dos critérios quantitativos que Portugal está obrigado a cumprir para receber a próxima tranche do empréstimo internacional.

NM // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.