Fabricante francês de caixas de velocidades instala nova fábrica em Paredes

| Economia
Porto Canal / Agências

Paredes, 24 jul (Lusa) - A empresa francesa SADEV, que se dedica à produção de caixas de velocidade para automóveis de competição, vai abrir, em Paredes, em agosto, uma nova unidade de produção, prometendo criar 20 postos de trabalho.

Segundo fonte da autarquia local, trata-se da segunda unidade de produção fora de França, representando o investimento de cerca de um milhão de euros.

Numa segunda fase do projeto, a empresa admite poder chegar aos 35 funcionários.

"O município de Paredes, através da sua agência municipal para o investimento, foi o grande impulsionador do projeto, propondo o espaço e acompanhando todo o processo de licenciamento", lê-se num comunicado da autarquia.

A nova unidade industrial ocupará cerca de 1.900 metros quadrados, na Zona Industrial de Cête, no concelho de Paredes, no distrito do Porto.

A empresa fabrica habitualmente caixas de velocidades, transmissões e diferenciais para as marcas Citroën, Peugeot, Renault, Toyota, Nissan, Skoda e Mini.

Alguns dos melhores pilotos do mundo nas modalidades de rali e todo-o-terreno, nomeadamente Sébastien Loeb, Carlos Sainz, Stéphane Peterhansel, ou os portugueses Armindo Araújo e Carlos Sousa, têm-se evidenciado em automóveis que utilizam tecnologias produzidas pela SADEV.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.