"Não há derrapagem orçamental" em Portugal - Ministro das Finanças alemão

| Política
Porto Canal / Agências

Berlim, 22 mai (Lusa) - O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, defendeu hoje em Berlim que "não há uma derrapagem orçamental" em Portugal e que o programa de ajustamento implementado pelo Governo português está a ter sucesso.

"Nós discutimos isso na semana passada [na reunião do Eurogrupo] e não há derrapagem orçamental, não há nenhuma base real para se dizer isso, não há derrapagem orçamental", disse Wolfgang Schäuble relativamente a Portugal, após um encontro com o seu homólogo português, Vítor Gaspar.

Numa curta declaração aos jornalistas após o encontro bilateral que manteve com o ministro das Finanças português, Vítor Gaspar, o governante alemão afirmou que Portugal "está de facto no bom caminho" e que a Alemanha está atenta ao sucesso que o programa de ajustamento português está a ter.

"Quando na Alemanha abordamos as políticas de combate à chamada crise europeia falamos sempre da história de sucesso de Portugal. Estamos muito confiantes e não há nenhum problema", apontou.

Wolfgang Schäuble acrescentou que no encontro com Vítor Gaspar a questão da sétima avaliação da 'troika' ao programa português "nem sequer foi abordada".

"Falamos sim do desemprego jovem, que não é um problema português ou alemão, mas europeu", afirmou.

O ministro da Finanças alemão salientou a necessidade de "acelerar os esforços" a nível nacional e europeu no combate aos "altos níveis desemprego", especialmente aquele que afeta os jovens.

Isto porque, frisou, a Europa "não pode deixar uma geração inteira à espera".

"Temos de ser mais bem-sucedidos nesses esforços", vincou Schäuble.

O ministro alemão defendeu ainda um reforço do investimento, sobretudo ao nível das pequenas e médias empresas, bem como o desenvolvimento de programas de formação e outros que visam combater esse flagelo.

Esforços esses que, segundo o governante alemão, têm der ser coordenados a nível europeu e bilateral mas que também competem aos ministros responsáveis pela pasta do Trabalho e Emprego desenvolver em cada estado-membro.

O ministro das Finanças alemão colocou ainda de parte um eventual diferendo com as políticas levadas a cabo pela 'troika' e, em especial, pela União Europeia.

"Deve haver um mal-entendido. Nós discutimos os programas, as decisões e propostas da 'troika' e o Governo alemão apoiou-os sempre. E vemos que estas políticas estão a funcionar não só em Portugal como noutros países. Até mesmo na Grécia temos visto uma grande evolução no último ano. Este é um período difícil, e um período de transição", concluiu Wolfgang Schäuble.

JYAC // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Costa considera que "ocasião fez a decisão" de interromper anterior legislatura

O ex-primeiro-ministro António Costa considera que a “ocasião fez a decisão” de o Presidente da República pôr termo “prematuramente” à anterior legislatura e que a direita andava frenética em busca de pretexto para a dissolução do parlamento.

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.