Degradação dos salários deixa trabalhadores dos impostos expostos a corrupção - sindicato

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 mai (Lusa) -- O presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) alertou hoje para o risco de maior recetividade dos funcionários do fisco a tentativas de corrupção devido à degradação dos salários e das condições de trabalho.

"Há interesses muito poderosos a tentar aliciar os trabalhadores dos impostos", disse Paulo Ralha em declarações à Lusa, no dia em que o sindicato entregou um pré-aviso de greve de uma semana, entre 20 e 24 maio.

O sindicato diz que "até agora" a máquina fiscal "foi sempre idónea e completamente isenta a pressões", mas o anúncio de mais um pacote de austeridade, na sexta-feira pelo primeiro-ministro, diminui essa capacidade de resistência dos trabalhadores.

"Depauperar pessoas [os trabalhadores dos impostos] com este poder e esta capacidade de decisão é sempre um perigo", afirmou, lembrando que estes funcionários lidam todos os dias com milhares de processos que envolvem milhões de euros.

Paulo Ralha salienta que é precisamente o pagamento de salários acima da média que evita o perigo de corromper os decisores da comissão europeia ou do parlamento português.

"Está em causa a nossa sobrevivência com alguma dignidade, não estarmos à mercê dos inconvenientes que uma situação de crise proporcionam, como aliciamentos e transformar trabalhadores idóneos em trabalhadores aptos a aderir a outra formas de atuação menos corretas", concluiu.

VP // VC

Lusa/fim

+ notícias: Política

Festival Política regressa a Braga com 24 atividades e sob o tema "Intervenção"

“Intervenção” é o tema da edição 2024 do Festival Política, que vai decorrer de 2 a 4 de maio, em Braga, e que contempla 24 atividades, entre cinema, performances, música, humor, exposições e conversas, foi esta terça-feira anunciado.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".