Filmes portugueses premiados em Itália

| País
Porto Canal / Agências

Estarreja, 05 nov (Lusa) - O Cine-Clube de Avanca anunciou hoje que dois filmes em que foi coprodutor foram distinguidos em Itália, no "The Spirits of the Earth International Film Festival" em Castello della Rovere,Turim.

A distinção irá permitir aos realizadores receberem bolsas de estudo no valor de 12 mil euros na St. John International University, universidade americana que organiza anualmente o festival, que reúne filmes "preocupados com a sustentabilidade, a ecologia e a cultura".

"Lágrimas de um Palhaço", de Cláudio Sá, em que "um velho palhaço preso na rotina procura, inesperadamente o caminho da liberdade" ganhou o Prémio de Melhor Filme de Animação, sendo o primeiro prémio que o filme recebe no estrangeiro.

O Prémio para o Melhor Filme feito por estudantes foi atribuído à curta-metragem de animação "Os Guardiões das Florestas", realizado por estudantes da Escola E/B 2.3 Bento Carqueja, de Oliveira de Azeméis.

Trata-se de um filme sobre a floresta e a sua salvaguarda, produzido ao longo do ano escolar numa oficina orientada por animadores do Cine-Clube de Avanca, em resultado da adaptação de uma obra literária de Evandro Morgado.

O Festival premiou ainda um documentário do realizador italiano Emanuele Caruso, uma ficção de Jan Sabol, da Eslováquia, e o filme "The Black Queen", de Nisvet Hrustic, da Bósnia-Herzegovina.

MSO // MSP

Lusa / Fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.