P.E.N. Clube anuncia finalistas dos Prémios de Poesia, Ensaio e Narrativa

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 out (lusa) -- O P.E.N. Clube anunciou, em comunicado, os finalistas dos Prémios de Poesia, Ensaio e Narrativa, que serão conhecidos "em data a anunciar", altura em que também será revelado o distinguido com o Prémio Primeira Obra.

Para o Prémio P.E.N. de Poesia contam-se cinco finalistas: Fernando Echevarria com "Categorias e Outras Paisagens", Gastão Cruz, com "Fogo", Golgona Anghel, com "Como uma Flor de Plástico na Montra de um Talho", Luís Quintais, com "Depois da Música", e Pedro Tamen, com "Rua de Nenhures".

Os cinco finalistas para o Prémio P.E.N. Clube de Ensaio são: Diogo Ramada Curto, com a obra "Para que serve a História", Gonçalo M. Tavares, com "Atlas do corpo e da Imaginação", Isabel Morujão, com o livro "Por Detrás da Grade -- Poesia Conventual Feminina (sécs. XVI-XVIII)", João Constâncio, com "Arte e Niilismo, Nietzsche e o Enigma do Mundo", e João Madeira, autor da "História do PCP".

Na área da Narrativa, são finalistas os romances "Ara", de Ana Luísa Amaral, "Que importa a fúria do mar", de Ana Margarida de Carvalho, "As primeiras coisas", de Bruno Vieira Amaral, "A liberdade de pátio", de Mário de Carvalho, e "Armadilha", de Rui Nunes.

"Não há lista de finalistas do prémio Primeira Obra", afirma em comunicado o Pen Club.

Segundo o regulamento dos galardões, divulgado no portal da associação, "os prémios literários do P.E.N. Clube Português destinam-se a galardoar anualmente as melhores obras publicadas no ano anterior, em língua portuguesa e em 1.ª edição".

Estas distinções contam com o patrocínio da Direção-Geral do Livro, Bibliotecas e Arquivos, e têm, em cada uma das modalidades, o valor pecuniário de 5.000 euros.

Segundo o mesmo documento, "os prémios serão atribuídos e divulgados, salvo caso de força maior, até 31 de outubro de cada ano".

No ano passado, o Prémio P.E.N. Poesia distinguiu em ex-aequo as obras "A Terceira Miséria", de Hélia Correia, editada pela Relógio de Água, e "Cólofon", de Manuel de Freitas, publicada pela Fahrenheit 451.

O Prémio de Ensaio distinguiu também duas obras ex-aequo, "O Cinema na Poesia", de Rosa Maria Martelo, publicada pela Assírio & Alvim, e "Salazar e o Poder, a Arte de Saber Durar", do historiador Fernando Rosas, editada pela Tinta da China.

"Travessa d'Abençoada", de João Bouza da Costa, romance publicado pela Sextante Editora, venceu o Prémio P.E.N. Narrativa.

O Prémio P.E.N. Primeira Obra distinguiu "Groto Sato", de Raquel Nobre Guerra, editado pela Mariposa Azul.

O P.E.N. (Poetas, Ensaístas, Novelistas) Clube foi constituído legalmente em Portugal, em 1979, fazendo parte do P.E.N Club Internacional, que é a maior e a mais antiga organização de escritores do mundo, criada em 1921, por autores ingleses.

O seu primeiro presidente foi John Galsworthy, Prémio Nobel da Literatura em 1932.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.